Versão topo de linha ‘perdeu’ o estepe, mas continua agradando
EcoSport na Versão Titanium tem preço inicial de R$ 90.990
Há algumas semanas, a equipe do GARAGEM SERGIPE testou a nova Ecosport versão Titanium, que tem como as principais novidades o motor 1.5 Dragon e a ausência do estepe. A notícia ruim é que o motor 2.0, com injeção direta e 176 cv, agora é exclusivo da versão Storm, aquela com visual aventureiro e tração 4WD. A boa é que, depois de tantos pedidos, a tampa traseira agora é lisa e acomoda a placa, mas somente nesta versão Titanium – as demais seguem com o estepe externo.
Para eliminar o estepe, a Ford adotou novos pneus nas rodas de 17″. Fornecidos pela Michelin, são do tipo runflat e podem rodar vazios em velocidades de até 80 km/h por até 80 km, seja por um furo, rasgo ou apenas por ter murchado. “As rodas já estavam preparadas para receber este pneu desde o lançamento”, disse uma fonte. Isso porque a área de apoio do pneu com o aro é diferenciada para evitar que se soltem em uma situação de emergência. Já o pneu runflat tem o ombro (a lateral) reforçada para que não deixe a roda tocar o chão quando vazio, assim como a borda que fica em contato com a roda. Se precisar rodar mais, até cerca de 200 km, a Ford fornece um kit de reparo (compressor e selante) no porta-malas. O sensor de pressão dos pneus por roda também é necessário para avisar quando há algum problema.
Com isso, o EcoSport Titanium ficou 173 mm mais curto e 5 kg mais leve em comparação com a versão Freestyle 1.5 AT, que mantém o estepe. Apesar de parecer pouca diferença, a nova distribuição de peso exigiu um novo ajuste de suspensão, direção e freios para a versão Titanium.
As gêmeas
Para ajudar a equipe do GARAGEM neste test drive, contamos com a colaboração das modelos fotográficas @gemeasinistras Carla Geiza e Geiza Carla. O GRAGEM queria escutar a opinião feminina a respeito do líder de vendas da Ford.
Para Carla Geiza, o carro é simplesmente fantástico. “Ficamos uma tarde com este carro e a riqueza de detalhes me chamou atenção, são muitos porta-trecos, o que facilita a vida da mulherada para guardar objetos que podem ficar sempre de fácil acesso”.
Ceiza Carla foi diz gostou da tecnologia Run Flat do pneu Michelin. “Achei muito bacana essa novidade. Achei que o carro ficou interessante com uma pegada menos offroad, sem a roda na traseira. Mas o fato de não ter estepe é uma ‘mão na roda’ para quem não tem tanta habilidade para trocar um pneu. Achei uma maravilha”, declara a modelo.
O veículo foi cedido pela Ford Cimavel.
Ficha técnica
Ficha Técnica – Ford EcoSport 1.5 Titanium 2020
MOTOR: dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, 1.497 cm3, duplo comando com variador na admissão e escape, flex
POTÊNCIA/TORQUE
130/137 cv a 6.500 rpm; 15,6/16,2 kgfm a 4.500 rpm
TRANSMISSÃO: câmbio automático de 6 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃO: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS: liga-leve aro 17″ com pneus 205/50 R17
FREIOS: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP
PESO: 1.310 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES: comprimento 4.096 mm, largura 1.765 mm, altura 1.693 mm, entre-eixos 2.519 mm
CAPACIDADES: porta-malas 356 litros, tanque 52 litros
PREÇO: R$ 90.990