NotíciasTest Drive

Versão topo de linha ‘perdeu’ o estepe, mas continua agradando

EcoSport na Versão Titanium tem preço inicial de R$ 90.990

Há algumas semanas, a equipe do GARAGEM SERGIPE testou a nova Ecosport versão Titanium, que tem como as principais novidades o motor 1.5 Dragon e a ausência do estepe. A notícia ruim é que o motor 2.0, com injeção direta e 176 cv, agora é exclusivo da versão Storm, aquela com visual aventureiro e tração 4WD. A boa é que, depois de tantos pedidos, a tampa traseira agora é lisa e acomoda a placa, mas somente nesta versão Titanium – as demais seguem com o estepe externo.

Para eliminar o estepe, a Ford adotou novos pneus nas rodas de 17″. Fornecidos pela Michelin, são do tipo runflat e podem rodar vazios em velocidades de até 80 km/h por até 80 km, seja por um furo, rasgo ou apenas por ter murchado. “As rodas já estavam preparadas para receber este pneu desde o lançamento”, disse uma fonte. Isso porque a área de apoio do pneu com o aro é diferenciada para evitar que se soltem em uma situação de emergência. Já o pneu runflat tem o ombro (a lateral) reforçada para que não deixe a roda tocar o chão quando vazio, assim como a borda que fica em contato com a roda. Se precisar rodar mais, até cerca de 200 km, a Ford fornece um kit de reparo (compressor e selante) no porta-malas. O sensor de pressão dos pneus por roda também é necessário para avisar quando há algum problema.

Com isso, o EcoSport Titanium ficou 173 mm mais curto e 5 kg mais leve em comparação com a versão Freestyle 1.5 AT, que mantém o estepe. Apesar de parecer pouca diferença, a nova distribuição de peso exigiu um novo ajuste de suspensão, direção e freios para a versão Titanium.

As gêmeas

Para ajudar a equipe do GARAGEM neste test drive, contamos com a colaboração das modelos fotográficas @gemeasinistras Carla Geiza e Geiza Carla. O GRAGEM queria escutar a opinião feminina a respeito do líder de vendas da Ford.

Para Carla Geiza, o carro é simplesmente fantástico. “Ficamos uma tarde com este carro e a riqueza de detalhes me chamou atenção, são muitos porta-trecos, o que facilita a vida da mulherada para guardar objetos que podem ficar sempre de fácil acesso”.

https://www.instagram.com/tv/B9elmvQhrZY/

Ceiza Carla foi diz gostou da tecnologia Run Flat do pneu Michelin. “Achei muito bacana essa novidade. Achei que o carro ficou interessante com uma pegada menos offroad,  sem a roda na traseira. Mas o fato de não ter estepe é uma ‘mão na roda’ para quem não tem tanta habilidade para trocar um pneu. Achei uma maravilha”, declara a modelo.

O veículo foi cedido pela Ford Cimavel.

Ficha técnica

Ficha Técnica – Ford EcoSport 1.5 Titanium 2020

MOTOR: dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, 1.497 cm3, duplo comando com variador na admissão e escape, flex

POTÊNCIA/TORQUE      

130/137 cv a 6.500 rpm; 15,6/16,2 kgfm a 4.500 rpm

TRANSMISSÃO: câmbio automático de 6 marchas, tração dianteira

SUSPENSÃO: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira

RODAS E PNEUS: liga-leve aro 17″ com pneus 205/50 R17

FREIOS: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP

PESO: 1.310 kg em ordem de marcha

DIMENSÕES: comprimento 4.096 mm, largura 1.765 mm, altura 1.693 mm, entre-eixos 2.519 mm

CAPACIDADES: porta-malas 356 litros, tanque 52 litros

PREÇO: R$ 90.990

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *