Notícias

Produção de veículos cai pela metade no primeiro semestre

O setor automobilístico estima uma queda de 45%, em relação à 2019, na produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em 2020.

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (06), pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a redução não é só na produção. A indústria estima 1,67 milhão de licenciamentos em 2020, uma queda de 40% nos emplacamentos.

Com fortíssimo impacto da pandemia de Covid-19 nos últimos três meses, a produção acumulada de 729,5 mil veículos representou uma queda de 50,5% na comparação com o primeiro semestre de 2019.

A previsão de retomada também não é das mais otimistas, segundo o presidente Luiz Carlos Moraes. “A estimativa é uma recuperação no formato Nike, e não em V. Ou seja, vai ser lenta até 2025”, explicou. Segundo ele, contudo, só faltam duas fábricas voltarem às operações no país. “A maioria está operando em um turno, rodando em ritmo menor por conta da segurança da saúde. Mas também olhando a demanda”, disse.

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *