Com produção paralisada no Brasil, Chevrolet e Honda indicam risco de colapso na indústria
As montadoras Chevrolet e Honda foram obrigadas a paralisar a produção de veículos no Brasil, indicando um apagão produtivo que poderá respingar sobre toda a indústria, informa a revista AutoEsporte.
A produção do Chevrolet Onix, em Gravataí (RS), foi paralisada no início dessa semana e ficará por pelo menos um mês. A retomada ainda tem data incerta. Já a Honda decretou a paralisação do trabalho de sua fábrica em Sumaré (SP) nos primeiros 10 dias de março.
Ambas as empresas enfrentam problemas por conta da escassez da oferta de componentes elétricos disponíveis no mercado global, as indústrias que dependem dessas matérias-primas para fabricarem seus produtos não conseguem mais dar conta de produzirem suas mercadorias em quantidade suficiente.
Para tentar adiar a paralisação total de suas atividades, as fabricantes mantêm a montagem de modelos que ainda possuem peças em grandes quantidades no estoque. Mas essa medida é paliativa: caso não haja uma aceleração na oferta de componentes eletrônicos, é possível que toda a indústria sofra um “apagão” de matérias-primas.
As demais fabricantes em atividade no Brasil ainda não indicaram o risco de paralisação, mas o Grupo Volkswagen já afirmou que sofrerá uma redução global na produção de 100 mil veículos nos primeiros meses deste ano por conta da escassez de matérias-primas.