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Alinhamento e balanceamento: quando fazer?

Que alinhar e balancear é importante para manter o bom funcionamento do veículo não é novidade, mas você sabe em que consiste esses procedimentos?

O alinhamento tem como objetivo ajustar o ângulo dos pneus, para alinhá-los ao volante. É um procedimento que precisa ser realizado constantemente, especialmente na nossa cidade, onde há muitos buracos e irregularidades no asfalto. As bordas dos pneus, devido aos desvios excessivos e trancos, ficam mais desgastadas e o veículo acaba pendendo demais para um dos lados, desalinhando e “puxando”. O alinhamento então previne o desgaste irregular dos pneus, aumentando sua vida útil e ainda contribui para a economia de combustível.

Já o balanceamento tem como objetivo corrigir o desequilíbrio entre as rodas e os pneus e reduzir vibrações internas que podem ser sentidas no volante, no piso do carro, nos assentos e no painel. Esse desequilíbrio é resultado de problemas nos movimentos de rotação e translação da roda do veículo, que em geral acontece porque os pneus estão recebendo mais peso de um lado, com sobrecarga em apenas uma ou 2 rodas. Pode ser realizado tanto de acordo com a quilometragem indicada pela montadora – em geral a cada 10 mil km – ou quando sentimos os sintomas de que algo não está correto.

Os dois procedimentos são realizados com equipamentos de precisão, que, no caso do alinhamento, analisam se as rodas estão para dentro ou para fora para que seja feita a correção. No caso do balanceamento, são colocados contrapesos nas rodas que estão desequilibradas para distribuir igualmente o peso por todo o carro. É importante que os serviços sejam feitos sempre nas 4 rodas, e sempre que trocados os pneus, novo alinhamento e balanceamento devem ser realizados.

A forma que cuidamos do nosso veículo tem mudado com os avanços tecnológicos. Atualmente são 3 tipos de alinhamento disponíveis no mercado: manual, a laser e 3D, sendo o último o mais moderno. No modo manual, são colocados , na roda, canhões de laser que soltam feixes de luz que indicam se os pneus estão desalinhados; no modo laser (ou eletrônico) são utilizados projetores a laser em vez dos canhões; e no modelo 3D, verifica-se a regulagem dos ângulos da suspensão do veículo diretamente no computador, posicionando o carro em uma plataforma de medição que fará uma leitura eletrônica dos pneus, sendo feito um desenho tridimensional que verifica necessidades de reparo mais especificas, sendo o formato com resultados mais seguros.

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