MOBILIDADENotícias

SMTT esclarece questões sobre o Corredor Hermes Fontes

Nessa quarta, 22, o Garagem Sergipe publicou uma matéria (leia aqui) referente ao Corredor Hermes Fontes, abordando questões como o não uso dos novos abrigos do ônibus, entre outras que deixam o trânsito confuso em toda a extensão do novo corredor mobilidade, que abrange ainda as avenidas José Carlos Silva e Adélia Franco.

Nesta quinta, 23, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) respondeu aos questionamentos do portal. Segundo o órgão, o fato de os novos abrigos estarem inoperantes se dá porque “a instalação dos abrigos do corredor Hermes Fontes ainda não foi concluída”. Apesar de aparentemente as estruturas estarem totalmente implantadas, a SMTT comunica que “ainda faltam ajustes finais e a conclusão, por exemplo, da instalação do piso tátil em todos os abrigos”, explica.

Sobre a demora de inaugurar os novos abrigos, já que a previsão de funcionamento era para o final de outubro, a SMTT destaca que não há temor algum e que a Prefeitura de Aracaju não cogita em recuar em relação ao projeto.

Ontem, informamos que boa parte dos usuários do transporte coletivo consideram os abrigos inseguros, por estarem “no meio da pista”, deixando-os expostos a acidentes. Citamos também a coluna do jornalista Cláudio Nunes, onde ele relatou (com base em uma fonte) que a PMA temia colocar os novos abrigos em funcionamento justamente devido ao quesito segurança.

“Não procede e não há temor algum. Importante ressaltar que os choques em abrigos se deram por total desrespeito dos condutores às leis e sinalizações de trânsito. Tanto que, num recente caso de choque em um dos abrigos, o condutor evadiu-se do local”, rebate a SMTT.

O órgão de trânsito ressalta ainda que que os corredores de mobilidade já funcionam em outras capitais do país, inclusive, com faixa exclusiva do lado esquerdo da via, e Aracaju é mais uma cidade que implantou o corredor para beneficiar o transporte coletivo e os usuários do sistema, reduzindo em até 20% o tempo de viagem dos coletivos.

Sobre as faixas exclusivas para os ônibus, a SMTT resume: “A orientação do órgão para as empresas que fazem parte do sistema de transporte coletivo é que os ônibus continuem circulando pela faixa da direita, até a conclusão da implantação dos novos abrigos de ônibus”. O questionamento sobre multas para quem circula pelo lado esquerdo da via, confirmado ao Garagem em contato anterior com o órgão, ficou sem resposta.

Foto: Arthur Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *