MOBILIDADENotícias

Trânsito continua confuso no Corredor Hermes Fontes

O trânsito no Corredor Hermes Fontes continua sendo bastante criticado em Aracaju. Mais de 20 novos abrigos de ônibus já foram completamente instalados há cerca de dois meses no local, porém, 2022 já vai se iniciar e eles ainda não estão em uso, o que tem gerado dúvidas entre a população.

Há placas informando que a via da esquerda, onde ficam os novos pontos nas avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco e José Carlos Silva, é exclusiva para a circulação dos ônibus. E os novos abrigos estão todos ali, mas motoristas do transporte coletivo ainda não param nos locais recém-implantados. Há, inclusive, registro de pessoas que têm ficado no vácuo ao aguardar os ônibus nos novos abrigos. Uma espera em vão.

Assim, a confusão no trânsito se tornou algo recorrente nessas avenidas. Condutores de ônibus transitam por todas as faixas do novo corredor de mobilidade, e há veículos de todos os tipos trafegando pelo lado esquerdo. Sem contar que boa parte da população se mostra contrária à iniciativa devido à insegurança, por abrigos estarem “no meio da rua”, deixando todos mais vulneráveis contra veículos desgovernados.

Sobre isso, esta semana, o jornalista Cláudio Nunes informou em sua coluna que a Prefeitura de Aracaju teme inaugurar os novos abrigos justamente devido à insegurança nos locais – baseado em uma fonte da SMTT que não se identificou. Já houve um acidente em que a estrutura de um dos pontos foi destruída.

Mesmo com todas essas questões que envolvem esse novo corredor de mobilidade, no dia 22 de setembro, a SMTT informou ao Garagem Sergipe que condutores que não seguirem o que indicam as placas no corredor já estavam sujeitos a penalidades. Ou seja, quem fosse flagrado transitando nas faixas destinadas aos ônibus já podia ser multado – mesmo com pontos sem uso e ônibus ziguezagueando pelas avenidas.

Tudo isso tem gerado muitas críticas a esse projeto. O porquê dos novos abrigos ainda não terem sido inaugurados, apesar de implantados, permanece sem resposta. Mas a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) prometeu ao Garagem Sergipe que esclarecerá essas questões. O portal segue à disposição do órgão para publicar suas respostas em relação a tudo que foi abordado aqui.

Foto: Arthur Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *