Notícias

Lojas de seminovos registram alta de cerca de 40% nas vendas

A indústria de veículos enfrentou dificuldades na produção em 2021. Com a escassez de insumos, especialmente, semicondutores, faltou modelos zero-quilômetro nas concessionárias. Diante disso, muitos clientes migraram à procura de seminovos e usados, resultando num aquecimento das negociações em 2021.

Em Aracaju, as concessionárias desse segmento comemoram os bons resultados do ano passado. Por aqui, a média de crescimento nas vendas de seminovos e usados girou em torno de 35 a 40%, conforme apuração do Garagem Sergipe nas próprias lojas.

A Edson Veículos, localizada na Av. Pedro Calazans, concessionária que atua há 13 anos no segmento, registrou um boom na procura pelos produtos no ano passado – de carro popular à linha de luxo, modelos tiveram boa saída. “O crescimento nas vendas aqui (em relação a 2020) foi de mais de 35%. Vendemos uma média de 20 a 30 carros por mês. Isso pra gente que trabalha nesse segmento é muito bom”, pontua o proprietário Edson dos Santos.


Um dos motivos  para esse aquecimento, segundo ele, foi as características do mercado zero-quilômetro no ano passado. “Na impossibilidade da fábrica produzir, o cliente não ter opção do carro novo, ele teve a necessidade de troca do veículo novo pelo seminovo”, avalia. Mas ele também atribui o sucesso de vendas em 2021 ao bom atendimento e vantagens ofertadas a quem adquire um produto na sua loja.

“Temos que ser mais flexíveis com os clientes e cativá-los. Tenho clientes que já compraram o terceiro, quarto, o quinto carro aqui”, destaca. “Aqui, nós não fazemos clientes, fazemos amigos”, frisa o empresário, citando ofertas disponibilizadas, como ampliação da garantia em casos especiais. “Um cliente compra o quinto carro aqui. Saiu da garantia e quebrou a bomba d’água… eu vou perder aquele meu cliente? Não vou dar manutenção no carro dele? Com certeza vou dar!”, frisa Edson dos Santos.

Ilailson Nascimento, gerente da Isaías Automóveis, empresa com 20 anos de experiência no ramo, relata as dificuldades encontradas pelos clientes para adquirir um carro novo em 2021. “Quem procurava carro zero-quilômetro não encontrava à pronta entrega. Prazo (de entrega) era de três, quatro, depois passou para seis meses”, conta.

Ao contrário disso, nas revendedoras de seminovos, com modelos de todas as categorias disponíveis para o cliente sair com o carro direto pra casa, ele afirma que foram vendidos 506 veículos em 2021 na Isaías Automóveis, “um aumento de 40% (em relação a 2020)”, diz o gerente. Segundo ele, nem mesmo a alta no preço dos usados no ano foi capaz de pôr um freio nas vendas.

Todo tipo de carro foi bastante procurado. “Até picape, que foi um dos carros que mais subiu o preço – pelo valor que é, pelo custo do zero ser muito maior –, vendeu muito, muito mesmo”, destaca o gerente

Por Guilherme Prata
Fotos: Garagem/SE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *