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Governo federal reduz IPI de automóveis em 18,5%

No fim de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro editou o Decreto nº 10.979, que reduz entre o IPI (Imposto de Produtos Industrializados) em até 25%. Medida beneficia diversos setores, entre eles, o automotivo. Conforme anunciado pelo governo federal, diminuição na cobrança da alíquota do imposto incidente sobre automóveis é de 18,5% .

”A redução do IPI se soma às medidas de incentivo à retomada da economia e à ampliação da produtividade que estão em curso no país, contribuindo para a dinamização da produção e, consequentemente, da geração de empregos e renda”, destaca o Ministério da Economia em nota oficial.

Em meio às elevações constantes nos preços, elevadas cargas tributárias e crescimento nas vendas de veículos 0 km de apenas cerca de 1% em 2021, anúncio do IPI reduzido é bem recebido pelo setor e gera boas expectativas nos consumidores. De acordo com informações passadas pela Bright Consulting para a mídia especializada, medida provavelmente estimule a venda de 100 mil a 150 mil veículos no ano.

No entanto, é necessário aguardar para conferir como o mercado vai se comportar e se todas as fabricantes vão repassar de fato a redução no imposto para o consumidor.

PREÇOS DOS CARROS
Corte no IPI, apesar de chegar aos 18,5%, na prática, vai representar um desconto modesto no preço final de boa parte dos carros. Segundo a Bright Consulting, queda no valor nas concessionárias pode oscilar entre 1,2% e 3,7%.

Variação ocorre porque a taxa recolhida no IPI muda de acordo com alguns fatores, como o tipo de automóvel, passando ainda por cilindrada do motor, eficiência energética em megajoules por quilômetro (MJ/km) e porte do veículo.

Dessa forma, os descontos podem ser menos atraentes para os carros de menor porte e segmentos de entrada. Para os veículos com maior motorização, redução no IPI pode gerar quedas mais significativas no preço final. Assim, os automóveis com motorização 1.0 que pagavam uma taxa de 7% de IPI, com medida passam a recolher 5,7%. Os modelos 2.0 a gasolina, saem de 13% para 10,5%; sendo flex, alíquota que era de 11% passou para 8,9%. Veja tabela da Bright Consulting.

Na prática, havendo repasse para o consumidor com o corte no IPI, estima-se que redução no preço final em um modelo como a Fiat Strada seja de cerca de R$ 1.700: de R$ 94.074 para R$ 92.352; já para o Hyundai HB20, menos de mil reais, de R$ 74.590 para R$ 73.687; Jeep Renegade: de R$ 128.115 para R$ 125.770; VW Gol: de R$ 69.790 para R$ 68.945; Hyundai Creta: de R$ 121.690 para R$ 120.415; Fiat Toro: de R$ 137.990 para R$ 135.464. Números acima foram apresentados pelo site Uol Carros, com base em dados da Bright Consulting.

Por outro lado, analistas já afirmam que medida em vigor é um paliativo que não conterá alta dos preços por muito tempo. Entre os argumentos, destaque para o reajuste mensal praticado pelas fabricantes de veículos, que pode neutralizar iniciativa do governo federal com novas tabelas de preços dos carros já neste mês.

O que não foi o caso da Kia. A marca já divulgou valores de março dos seus modelos com a redução do IPI. “O veículo mais caro da marca, a Carnival, passou de R$ 534.990,00 para R$ 514.990,00, enquanto o híbrido Stonic, mais recente lançamento, custa agora R$ 146.990,00, R$ 3 mil a menos”, informa o site Autoindústria.

Conforme o site, o preço do Cerato passou de R$ 132.990,00 para R$ 130.490,00. Já para adquirir um Sportage o consumidor terá de desembolsar agora R$ 179.590,00 contra os R$182.990 anteriores.

Foto: Divulgação

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