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Honda X-ADV chega mais potente e tecnológica na linha 2022

A Honda inicia nesta quinta-feira, 24 de março, a pré-venda da X-ADV 2022. Motocicleta chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de abril. Linha 2022 da scooter vem com melhorias no motor e alterações no design. Modelo também está mais leve e conta com mais tecnologia embarcada.

O preço sugerido (base Distrito Federal) é de R$ 81.800,00. As cores disponíveis são vermelha e cinza perolizada.

MAIS POTENTE
As principais alterações da X-ADV são a elevação da potência máxima, de 54,8 cv a 6.250 rpm para 58,6 cv a 6.750 rpm, resultado obtido por intermédio de um novo comando das válvulas e maior eficiência na admissão e escape. A rotação máxima também foi elevada em 500 rpm. A 1ª, 2ª e 3ª marchas foram encurtadas em prol de acelerações mais fortes. Já a 4ª, 5ª e 6ª marchas estão mais longas, o que permite maior velocidade com rotação do motor menor, o que ajuda na economia de combustível.

Através do sistema de acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire –, foi possível equipar a X-ADV 2022 com quatro modos de pilotagem que permitem alterar o caráter do motor (bicilíndrico de 745 cc). São eles: RAIN, STANDARD, GRAVEL e SPORT, além do modo USER, personalizável.

O TBW também proporciona uma ação mais precisa do sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, agora com três níveis de intervenção, sendo possível desligá-lo. O câmbio DCT de dupla embreagem oferece trocas de marcha automáticas integradas aos modos de pilotagem.

MAIS LEVE
O novo chassi e outros detalhes redesenhados permitiram reduzir o peso total em 1 kg. No aspecto estético, a X-ADV está mais afilada e agressiva graças aos faróis duplos de LEDs dotados de DLR – Daytime Running Lights, luzes de posição diurnas, semelhantes às usadas pela CRF 1100L Africa Twin.

Para facilitar o apoio dos pés no solo o banco tem nova conformação. O espaço do compartimento sob o assento está maior, atingindo 22 litros de capacidade, o que possibilita abrigar um capacete integral. Além disso o compartimento possui uma porta USB. O comando do freio de estacionamento agora está no lado direito do guidão, o que permitiu criar um porta-luvas na parte posterior do escudo frontal.

O novo painel TFT de 5 polegadas permite conexão Bluetooth e a ativação de comandos vocais através do Honda RoadSync, integrado ao HSVCS – Honda Smartphone Voice Control System. As funções desse sistema podem ser visualizadas através do painel, permitindo ao condutor controlar seu smartphone através de comandos vocais, sendo necessário usar um capacete equipado com sistema de áudio e microfone. A gestão do sistema também pode ser feita a partir dos botões do punho esquerdo do guidão.

EQUIPAMENTOS
A X-ADV está equipada com o sistema Smart Key, cujo sensor pode ser portado pelo condutor no bolso, dispensando o uso de uma chave de ignição convencional, inclusive para o acesso ao bocal de abastecimento e abertura do banco. Para ligar a X-ADV basta estar portando o sensor em um bolso e girar o seletor posicionado diante do condutor, ação que libera a trava de guidão e ativa a ignição. Uma tecla também é destravada ao girar o seletor principal, dando acesso à abertura do bocal de abastecimento e compartimento sob o banco.

A Smart Key também tem um botão de que visa facilitar a identificação à distância, acendendo e apagando os piscas quando pressionada. O seletor de ignição/trava tem mecanismo que o faz girar em falso na ausência da Smart Key, impedindo que o guidão seja destravado pela força.

Os piscas traseiros da X-ADV têm uma função de Sinal de Frenagem de Emergência (ESS –Emergency Stop Signal). Se for detectada uma desaceleração de 6,0 m/s2 a uma velocidade mínima de 53 km/h, com qualquer um dos freios acionados, as luzes ESS piscam para avisar os outros condutores que a X-ADV está em uma frenagem de emergência. À mesma velocidade, se o ABS entrar em ação, a desaceleração para acionamento do ESS cai para 2,5m/s2.

Para maior conforto os piscas tem cancelamento automático, e em vez de um temporizador simples, o cancelamento se dá por comparação das diferenças de velocidade entre a roda dianteira e a roda traseira. Tal cálculo determina momento no qual o pisca-pisca deixa de atuar.

Fotos: Divulgação

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