Notícias

SMTT registrou mais de 1.460 acidentes em Aracaju em cinco meses

Diante da necessidade de conscientização de condutores para reduzir índice, órgão informou afirmou que não gasta recursos públicos com publicidade. Mas realiza ações e divulgações nesse sentido ocorrem de forma espontânea ou por meio das próprias mídias da SMTT, afirmou

Em 2021, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju registrou 3.393 acidentes e 46 mortes no trânsito. Neste ano, até maio, foram 1.462 acidentes com 12 óbitos.

Na maioria das mortes na capital, chama atenção a presença dos três grupos mais vulneráveis no trânsito: motociclistas, pedestres e ciclistas. “Em 2021, das 46 mortes no trânsito, 18 foram de condutores de motocicletas, 12 pedestres e 8 ciclistas. Em 2022, até maio, dos 12 óbitos registrados, 8 foram de motociclistas, 2 pedestres e 1 ciclista”, aponta o órgão municipal.

Diante desses dados, 4.855 acidentes e 58 óbitos em 17 meses, convém destacar a importância da necessidade de ações e campanhas de conscientização no trânsito. Afinal, em muitos dos casos (não todos), a imprudência às normas são a principal causa de colisões e atropelamentos nas vias da cidade. Entre essas condutas inapropriadas , vale ressaltar o desrespeito à faixa de pedestre, semáforos, limites de velocidade, uso do celular ao volante, além da mistura nociva álcool e direção.

Com base nas evidências dessas práticas perigosas, muitas testemunhadas por eles, no dia a dia , seguidores do @garagemsergipe têm enviado questionamentos à página para saber da SMTT, como, de fato, ela trabalha com ações conscientização e o quanto é investido em publicidades que visam à melhoria da conduta de motoristas de Aracaju.

“A SMTT de Aracaju informa que durante a Campanha Maio Amarelo, assim como em todos os outros meses do ano, o órgão desenvolve várias ações voltadas para educação e conscientização da população para um trânsito mais seguro”, comunica o órgão.

No entanto, órgão revelou que não gasta recursos públicos com publicidade para campanhas que visam tornar o trânsito um local mais seguro. Informou que utiliza as próprias mídias da SMTT e o que é divulgado nos veículos de comunicação de Sergipe, ocorre de forma espontânea, sem necessidade de pagamentos. “A divulgação das campanhas de conscientização e as informações sobre trânsito são disponibilizadas no site da SMTT, da Prefeitura de Aracaju, assim como nas redes sociais, e na mídia sergipana de forma espontânea”, detalha.

Apesar de afirmar não investir recursos com campanhas em meios de comunicação do Estado, SMTT ressaltou que promove ações com frequência. “São realizadas ações e palestras educativas em escolas da rede pública e privada, empresas e órgãos da capital. Também são realizadas frequentemente ações e blitze em faixas de pedestres, ações de extrema importância, tanto para os pedestres, quanto para os condutores que precisam cada dia mais ter mais respeito e educação no trânsito”, destaca a SMTT.

Foto: SMTT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *