MOBILIDADENotícias

Em dez meses, Sergipe tem 27,1 mil veículos a mais em circulação

O trânsito é um ambiente que exige constante atenção e planejamento de órgãos responsáveis. E à medida que o número de veículos em circulação cresce mês a mês, os desafios também se tornam maiores, principalmente nas cidades em que há registros de fluxo mais intenso.Para se ter uma ideia da elevação, em dez meses, Sergipe passou a abrigar 27.101 veículos a mais em suas vias – acréscimo mensal de cerca de 2,7 mil. Segundo dados disponíveis no portal do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), em dezembro de 2021, havia uma frota de 881.210 unidades no Estado. No fim de outubro deste ano, o quantitativo saltou para 908.311.
Modelos zero-quilômetro representam a maior parcela desse montante. Dados referentes à venda de veículos novos em Sergipe, somando automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, e de, forma separada, motos a partir de 50 cc, são apresentados mensalmente pela Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), com base em informações da Fenabrave. Conforme esses números (confira abaixo), foram comercializados de janeiro a outubro deste ano 25.881 veículos novos no Estado – juntando todos os segmentos.

Boa parte dessa frota roda em Aracaju. Em relação ao ano passado, há 5.216 veículos a mais nas vias da capital. De dezembro de 2021 a outubro de 2022, frota passou de 333.485 para 338.701.

A SMTT de Aracaju garante que esse aumento no número é um fator que não passa despercebido. O diretor de Planejamento e Sistemas, Diego Carvalho, esclarece que o órgão está sempre realizando estudos, avaliando a capacidade das vias e a necessidade de readequação geométrica. Como exemplo disso, Diego cita locais em que houve alterações nos últimos anos, para dar maior fluidez ao trânsito na capital, como a Avenida Nestor Sampaio e a Rua Cláudio Batista, na região do Bairro Santo Antônio, que passaram a ter sentido único de circulação.

Ele sinaliza ainda que haverá mudanças em outras regiões. “Também continuamos fazendo estudos em pontos críticos da cidade”, afirma. Um deles é um retorno da Av. José Carlos Silva, local conhecido como entrada do Santa Maria. Segundo Diego Carvalho, órgão está de olho no aumento do número de veículos que utilizam aquele trecho. “Vem trazendo grande transtorno para a região”, avalia.

Investimento no transporte público também compõe planejamento para evitar obstruções no trânsito. “Nós estamos implantando na cidade, nos próximos meses, a viabilidade e funcionamento dos corredores de transporte”, afirma Carvalho. Com a melhoria e mais facilidade para usuários chegarem aos destinos, um dos objetivos da prefeitura é estimular as pessoas a deixar os carros em casa e utilizar os ônibus.

Vendas de veículos neste ano, em Sergipe
(Pesados, automóveis e comerciais leves)
Janeiro – 833 unidadesFevereiro – 837 unidadesMarço – 911 unidades
Abril – 844 unidadesMaio – 1.041 unidadesJunho – 940 unidades
Julho – 997 unidades
Agosto – 1.157 unidadesSetembro – 1.036 unidades
Outubro – 988 unidadesVendas de motocicletas em 2022, no EstadoJaneiro – 1.170 unidadesFevereiro – 1.228 unidadesMarço – 1.488 unidades Abril – 1.709 unidades
Maio – 2.238 unidadesJunho – 1.605 unidades
Julho – 1.609 unidades
Agosto – 1.860 unidadesSetembro – 1.951 unidades
Outubro – 1.619 unidades

Foto: Gil Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *