NotíciasPREÇO DO COMBUSTÍVEL

Não existe previsão para redução no preço da gasolina nos postos sergipanos, diz Sindpese

Após a Petrobras anunciar uma nova política e reforçar que irá “abrasileirar” os preços dos combustíveis, a Acelen, que administra a Refinaria Mataripe, situada na cidade de São Francisco do Conde, na Bahia, de onde vem a maior parte dos combustíveis que abastece Sergipe, informou nesta terça-feira, 16, que não seguirá a nova política de preços da Petrobras. A empresa ainda informou que possui uma política de preços diferente da praticada pela Petrobrás.

O secretário executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe (Sindpese), Maurício Cotrim, explicou que uma redução no preço dos combustíveis não tem data para chegar nos postos de Sergipe, uma vez que a refinaria baiana já vinha realizando reajustes.

“É importante esclarecer mais uma vez que aqui para o estado de Sergipe, como maior parte dos estados do Nordeste, nós temos uma dependência da refinaria de Mataripe, que foi privatizada desde dezembro de 2021, e não faz mais parte do grupo da Petrobras. A Acelen, ao contrário da Petrobras, ela tem feito reajustes semanais acompanhando as oscilações do barril de Petróleo e o câmbio do dólar”, detalhou.

Ainda segundo Maurício Cotrim: “Como nós temos uma dependência muito grande pela capacidade de produção da refinaria de Mataripe, hoje os preços da Petrobras não são determinantes no mercado principalmente no Nordeste. No nosso caso como nós estamos mais próximos da Bahia a maioria do suprimento vem de lá”, esclareceu.

Por meio de nota, a Acelen informou que os preços dos combustíveis produzidos na Refinaria de Mataripe seguem critérios técnicos, que consideram variáveis como custo do petróleo, dólar e frete, em consonância com as práticas internacionais de mercado.

A nota destacou ainda que: “A empresa possui uma política de preços independente e transparente, a partir de uma fórmula objetiva, homologada pela agência reguladora, que assegura previsibilidade e preços justos, visando um mercado mais competitivo no país”.

Atualmente, o preço da gasolina mais em conta nos postos do estado está custando R$ 5,05 o litro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *