Fiat Titano é flagrada no Uruguai
Nova picape média da marca italiana deve chegar ao Brasil nos próximos meses
Já falamos aqui no Garagem sobre a Fiat Titano, nova picape da Fiat que marcará a estreia da marca italiana no segmento das médias para enfrentar Hilux, S10, Amarok, Ranger e cia. Baseada em um modelo da Peugeot, a Titano foi fotografada recentemente no Uruguai, curiosamente lado a lado da “irmã francesa”. A foto, inclusive, revela justamente o que nenhum teaser havia mostrado da picape italiana: a dianteira.
As fotos foram enviadas ao Motor1 Argentina e mostram diversas unidades tanto da Titano quanto da Landtrek (nome da versão da Peugeot). O clique foi feito no pátio da fábrica de Nordex (Uruguai), onde são montadas. Pela quantidade, a Stellantis está se preparando para ter um bom volume pronto para as concessionárias antes do lançamento, o que não deve demorar considerando que que a Fiat divulgou diversos detalhes sobre a picape.
Cara de uma, focinho da outra
E as fotos também adiantam algo que, de certa forma, era esperado. Elas são praticamente “cara de uma, focinho da outra”. Sendo idênticas na dianteira, com mudanças apenas no logo na grade dianteira. Na imagem, a qualidade da foto e cor da picape engana um pouco e a unidade avistada parece ter uma entrada de ar maior no para-choque, mas é uma ilusão de óptica, pois terá um para-choque igual à versão da Peugeot.
Com origem chinesa, a Titano nasceu como um projeto conjunto da Peugeot com a empresa chinesa Changan, antes mesmo da criação da Stellantis, tanto que o plano original era de que a picape vendida no Brasil fosse a Landtrek. Depois que ocorreu a fusão e a Stellantis foi criada, houve mudanças na estratégia e a Fiat ganhou sua própria versão da picape, se tornando a única do grupo em território nacional, uma vez que, na América do Sul, a Landtrek só deverá dar as caras na Argentina.
No Chile a Landtrek uruguaia já está chegando, o que confirmou qual será a motorização para a Fiat Titano, já que a mecânica será compartilhada: o 2.2 BlueHDi turbodiesel, que gera 180 cv a 3.750 rpm e 40,8 kgfm a 2.000 rpm. É combinado a uma transmissão automática de 6 marchas e com tração 4×4, com marcha reduzida. Não contará com uma versão flex, algo que todas as demais picapes médias já abandonaram. Em termos de itens, são esperados na Titano câmera 360°, central multimídia com tela de 10 polegadas, ar-condicionado digital, assistente de descida, bloqueio do diferencial, banco do motorista com ajuste elétrico, painel de instrumentos com uma tela digital do centro, chave presencial e espelhos laterais com ajuste elétrico.