Corredores terão prazo de adaptação estendido até o dia 30 deste mês, informa SMTT
O último mês de agosto e as primeiras semanas de setembro haviam servido como campanha educativa e de ações de orientação para o pleno funcionamento dos novos corredores exclusivos do transporte coletivo da capital (Beira Mar/ Centro-Jardins/ Augusto Franco e Hermes Fontes). No entanto, este prazo foi estendido: conforme anunciou o superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 11, no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), no bairro Ponto Novo.
Como novidade, foi autorizada a circulação de táxis e transportes escolares no corredor Hermes Fontes. Já os condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres permanecem em fase de adaptação até o final deste mês, sem que sejam aplicadas penalidades/multas em caso de desrespeito às novas regras de circulação nos corredores de ônibus. No decorrer desse período as ações educativas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) seguirão ocorrendo afim de conscientizar pedestres e condutores.
Alterações
O período inicial de adaptação – antes dessa prorrogação atual – também foi de diversas análises e ajustes por parte da SMTT. Citando alguns exemplos, houve os tempos semafóricos; melhorias na sinalização viária; adequação no enfoque da campanha educativa à característica da parada/local; acréscimo de sinalização indicativa nas paradas do corredor Hermes Fontes para o acesso à faixa de pedestre; reforço na orientação às empresas de ônibus para que embarque e desembarque ocorrem apenas nas plataformas dos abrigos e adequação na operação de ônibus nas saídas dos terminais.
A campanha educativa, como dito, segue ocorrendo de forma intensificada nos corredores de ônibus, com foco principal no respeito à faixa exclusiva e na travessia de pedestres, sobretudo na lombofaixa, e no corredor de acesso dos usuários dos coletivos aos abrigos de ônibus.
“Com o período de adaptação prorrogado, as autuações e a fiscalização também serão estendidas, e teremos um prazo maior também para que essas campanhas sejam mantidas. Mas, vale ressaltar que a educação para o trânsito é feita de forma contínua pela SMTT. Mesmo após o período de adaptação, elas vão sempre estar presentes nas vias de Aracaju e nos corredores”, reitera o diretor de trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.