Notícias

Dekra atua há mais de 20 anos no Brasil no segmento de vistorias cautelares

Trabalho segue padrões de qualidade mundiais preconizados pela marca para todo o segmento automotivo

 

Quando alguém compra um carro seminovo, vem toda uma série de cuidados que devem ser tomados por estar comprando um veículo que não é mais zero-quilômetro. Será que já bateu? Será que foi de leilão? Será que está com alguma restrição administrativa? E para verificar essas e tantas outras informações no veículo é que existe uma empresa como a Dekra, especializada em vistorias cautelares. O Garagem Sergipe conversou com Flávio Oliveira, franqueado da empresa para Aracaju e Maceió.

 

Flávio, franqueado da Dekra em Aracaju: “Temos quase 30 anos de experiência no mercado nacional”

Flávio conta que o trabalho da Dekra é antigo. Ela começou na Alemanha na década de 1920 e, no Brasil, atua desde o fim dos anos 90. “Na Alemanha ela tem fé púbica de dizer se o carro roda ou não. Tem toda expertise e faz todos os testes de segurança das grandes montadoras como BMW, Mercedes, Volks, Peugeot…”, comenta, destacando ainda que na Alemanha e em alguns países da Europa ela age como se fosse o Inmetro, inclusive, no país germânico há toda uma estrutura, com circuito próprio e laboratórios para realização de crash-tests. “No Brasil ela trabalha na parte automotiva nas vistorias para seguradoras, financeiras Quando você coloca o carro no seguro ela vai lá e faz uma avaliação se o carro que você está cotando par ao seguro tem as características atestadas (procedência, estrutura, avarias, etc) fazemos esses trabalhos para seguradoras desde 1997”.

 

Trabalho nacional

No Brasil um dos trabalhos mais fortes da Dekra é o de vistoria cautelar, onde a empresa literalmente “passa o pente fino” no veículo em busca de todo tipo de problema ou irregularidade. “Fazemos esse trabalho com o cliente que está comprando um veículo seminovo, onde a gente atesta as características do veículo. Ver se o carro tem histórico de leilão, de furto, de sinistro, de furto e roubo em aberto, situações de restrições administrativas ou judiciais, multas… enfim, toda essa parte de procedência”, detalha o franqueado.

 

A Dekra também fica responsável por uma análise da parte estrutural do veículo. Por exemplo, é verificado se as longarinas estão dentro dos padrões e se os pontos de solda da carroceria são os originais, tudo dentro de bases de informações nacionais públicas e privadas. E há até mesmo equipamentos para analisar se já houve danos. “Também fazemos um teste na pintura, temos um equipamento que medimos os miligramas da tinta e se foram aplicados dentro do padrão original. Verificamos também se o veículo tem massa no corpo da peça e se a pintura é original”.

 

Em todo lugar

Flávio destaca que a Dekra tem uma capilaridade de 95% do território nacional, além do trabalho realizado ser totalmente imparcial. Inclusive o reconhecimento da empresa nas vistorias cautelares está se expandindo cada vez mais para a região Norte-Nordeste, uma vez que no Sul e no Sudeste brasileiro ela já conta com boa reputação. “No Sul já falamos em 50 a 60% de vistorias cautelares da Dekra em vendas totais de veículos seminovos”, revela o franqueado que ratifica a confiabilidade da marca. “Não somos aventureiros, afinal estamos há quase 30 anos no mercado nacional, garantindo um lastro que realmente atestamos todas as informações passadas ao cliente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *