Notícias

Novo motor 1.5 TSI híbrido-flex da Volks será produzido no Brasil

Tem novo motor a caminho do portfólio da Volkswagen nacional. Depois do acordo aprovado entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté e a Volkswagen, foi aprovado que um dos itens constantes na negociação é o motor 1.5 TSI EVO2 híbrido-flex, substituindo o 1.4 TSI atual e tornando-se o primeiro propulsor eletrificado da marca a ser feito no Brasil.

O sindicato diz em seu site oficial que “o investimento negociado para a produção do motor 1.5 híbrido-flex EVO2 e o credenciamento para fabricação de componentes do motor híbrido garantirá o futuro da fábrica, pois o motor EA211 atual tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes.”

Afinal, que motor é esse?

O número próximo não deixa mentir, o novo 1.5 TSI EVO2 é mesmo uma evolução feita sobre o 1.4 TSI e que foi adotada pela Volkswagen em diversos mercados na Europa e América do Norte. Em números, ele é semelhante ao atual 1.4, tendo 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com a diferença de ser mais moderno, com tecnologias como turbo de geometria variável e desativação de cilindros, desligando até dois dos quatro com o carro em movimento. Alguns dos modelos que já usam o propulsor são o Golf e o Taos mexicanos.

Taos foi visto no Brasil rodando com o novo propulsor (crédito da foto: Motor1)

Outro ponto interessante do motor é que ele pode ser combinado com sistemas híbridos, tanto leves quanto do tipo plug-in. Essa tecnologia inclusive está no Brasil, mas em testes, com um Golf de 8ª geração (que não é vendido aqui) usado pela própria Volks com a tecnologia híbrida leve (ou, como também é chamada, eTSI). Outro veículo da marca com o mesmo motor foi flagrado, sendo este um Taos, com alguma camuflagem. O SUV, inclusive, segue sendo o cotado para estrear o propulsor no mercado nacional.

Apesar de não haver anúncio oficial, os sindicatos apontam que haveria um aporte de R$ 5,4 bilhões para as quatro fábricas em São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR), o que dará origem a dois carros híbridos a serem feitos em São Bernardo, uma picape em São José dos Pinhais e um SUV compacto de entrada em Taubaté.

O motor, segundo o sindicato, também deve chegar por motivos de regras de emissões, uma vez que ele atenderá o Proconve L8, cuja regulamentação deve entrar em vigor em janeiro de 2025. Dessa forma, o motor precisa iniciar a produção na mesma época, para que não atrapalhe a oferta de Taos, T-Cross Highline, Polo GTS e Virtus Exclusive. A eletrificação deste propulsor pode acontecer somente em 2026 para o Taos.

E as novidades da marca não param por aí. Além do novo motor no Taos, devem chegar ao mercado dois novos modelos da marca, ambos híbridos: uma picape monobloco para rivalizar com a Toro e um SUV compacto para ser o sucessor do gol.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *