BYD em Sergipe fatura mais de 120 vendas de carros elétricos em três meses e anuncia abertura de concessionária em 2024
Os carros elétricos estão ganhando cada vez mais destaque devido às suas propostas inovadoras. Em vez de depender de combustíveis fósseis, veículos elétricos utilizam baterias recarregáveis para alimentar motores elétricos, trazendo benefícios ambientais significativos, como a redução na emissão de gases de efeito estufa e na dependência de recursos não renováveis. Pensando nisso, a empresa chinesa BYD Auto, uma das maiores fabricantes de carros nesse segmento, entrou no mercado sergipano para ficar e já deu início à revolução no mercado automobilístico.
Anne Barreto é gerente comercial da BYD Terra Santa em Sergipe e assegura que a BYD não é apenas uma marca de veículos elétricos, mas sim uma iniciativa sustentável que busca contribuir para a redução do CO2, não somente com carros elétricos, mas também na esfera de energia solar.
“É uma empresa totalmente sustentável. Ela vem muito forte com essa proposta, de trazer combustível limpo, 100% limpo, na tentativa de diminuir o CO2 na atmosfera e de trazer para o mercado algo mais tecnológico que não polua tanto, e além dos carros elétricos, também é voltada para a energia solar”, afirmou.
Possuindo uma trajetória rica no mercado automobilístico, Anne Barreto ingressou em 2008 no grupo Gama, marcou o início da carreira como consultora de vendas da Volkswagen, assumindo, posteriormente, a mesma função na Audi. Ao longo dos anos, foi ocupando posições estratégicas no mercado, ficando como supervisora de frota da Volkswagen em 2018. Já em 2019, abraçou o desafio de gerenciar a Audi Center de Aracaju, uma experiência que se estendeu até 2023, consolidando seu aprendizado e crescimento profissional. Em agosto de 2023, aceitou o desafio de trazer a marca BYD para Sergipe, como parte do grupo Terra Santa.
A formação em Gestão de Marketing e Administração acrescentou uma camada valiosa ao seu conhecimento, mas ainda assim, enfatiza que sua verdadeira escola foi o comércio. O dinamismo do mercado automotivo, suas metamorfoses tecnológicas e as mudanças nos padrões de veículos forneceram um terreno fértil para seu desenvolvimento profissional.
Enfrentando desafios notáveis em um mercado automobilístico majoritariamente masculino, Anne destaca não apenas a presença feminina no meio automotivo, mas também ressalta figuras como Stella Li, CEO da BYD, como exemplos de força e persistência.
“São muitos desafios diários, que além de estar no mercado automobilístico, que é predominantemente masculino, é uma área também desafiadora e de muito aprendizado, para tirar aquela ideia de que mulher é o sexo frágil, e isso não existe. Acho que as mulheres estão cada dia mais dominando esse mercado, inclusive a BYD hoje tem como CEO a Stella Li, que é uma mulher forte e persistente”, destacou.
Compartilhando sua percepção sobre a aceitação das marcas chinesas, ela argumenta que elas desafiam conceitos pré-estabelecidos e entregam qualidade, tecnologia e preços competitivos. A BYD Terra Santa é uma representante legítima desse movimento e pretende ampliar sua presença no mercado automobilístico sustentável.
O compromisso com a sustentabilidade também se traduz em práticas de reciclagem, destacando-se os ciclos de vida da bateria, desde carros até a construção de placas solares, evidenciando uma preocupação ambiental que permeia todas as fases de produção. Ao abordar a expansão da frota de veículos elétricos em Sergipe, Anne destaca os benefícios econômicos e ambientais, enfatizando os custos de manutenção mais baixos e a contribuição para a redução da pegada de carbono.
“Ter um carro elétrico, além de ser mais sustentável, é mais econômico… O custo de manutenção para substituir peças dos carros elétricos é mais barato do que de um carro a combustão. Isso tudo forma um conjunto na decisão da compra de um carro elétrico, o custo benefício”, explica.
A tecnologia das baterias presentes nos carros da BYD também é carro-chefe, sendo pioneira no segmento e contando com as melhores baterias do mundo. A marca Tesla, por exemplo, está presente nos carros e oferece uma garantia de 8 anos, vida útil de 1,2 milhões recargas e um ciclo de reciclagem contínua. Além disso, o pós-venda é um pilar marcante da fabricante, que busca fidelizar os clientes oferecendo assistência técnica e gerencial.
Em seu relato, Anne expressa a satisfação em gerenciar a BYD Terra Santa, destacando o sucesso contínuo da empresa, que surge não apenas como uma opção de transporte, mas como um agente de mudança sustentável, ecoando os valores modernos e inovadores da marca no estado de Sergipe.
“Está sendo muito gratificante, estamos gradativamente crescendo…De outubro para cá, foram mais de 120 carros faturados em três meses de operação, e isso me deixa muito feliz e confiante. A BYD está muito forte, não só em Sergipe mas como no Brasil”, declara.
E anuncia: “Temos muita expectativa para 2024, porque em 2024 nós vamos receber a concessionária aqui em Aracaju. Nossa loja já está sendo construída. É um projeto para meados de março e início de abril já estarmos em funcionamento total com a nossa loja, que vai estar localizada na avenida aqui do Shopping Jardins, no lado do Bradesco, aqui próximo. Então é uma região bem centralizada, bem localizada, vai ser uma estrutura bem moderna e inovadora. É a BYD, considerada uma das mais modernas do mundo, podemos dizer assim. Então a gente já chegou bem moderna, bem inovada, para oferecer o que há de melhor para o público sergipano”, finaliza a gerente comercial.