Notícias

Fiat Fastback Abarth é esportivo que faz de 0 a 100 km-h em menos de 8 segundos

Quando falamos de carros da Fiat que trazem o logotipo do escorpião acompanhados do nome Abarth, já sabemos que estamos falando de esportivos. E o mais recente produto da linha reforça ainda mais esse caráter: o Fastback Abarth. Preparado pela lendária divisão, ele traz diversas diferenças mecânicas e estéticas para o seu equivalente “civil”, sendo um esportivo de fato e de direito.

Motor gera até 185 cv e mais de 27 kg de torque

Começando pelo mais óbvio, o motor 1.3 turbo que gera até 185 cv e 27,6 kgfm de torque quando abastecido com etanol, conjugado com o câmbio automático de seis velocidades elevam o desempenho. Mas as alterações vão além da motorização, passando por direção, suspensão e freios.

O toque do escorpião

Mesmo sendo um SUV (SUV-cupê, para ser mais exato), o que traz uma altura mais elevada, a Fiat e a Abarth fizeram um retrabalho total na suspensão. Os amortecedores são mais rígidos e 21% mais estáveis, além da geometria da suspensão ter sido revisada e a altura da carroceria ser 5 mm mais baixa que os Fastback comuns.

Completando o pacote dinâmico, as rodas aro 18 são mais largas e calçadas com pneus mais aderentes. No teste que fizemos isso ficou claro, com a carroceria rolando menos nas curvas e transmitindo segurança na direção, que tem boa progressividade.

E o “veneno extra” fica literalmente ao apertar de um botão: no volante, o nome “poison” fica em vermelho, declarando as más intenções do SUV. Apertá-lo altera as respostas do câmbio e da direção. As trocas de marcha ficam mais rápidas e trazem redução automática nas frenagens, deixando o giro do motor sempre cheio. Para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração, enquanto a direção fica ainda mais direta e responsiva. As reações são fortes a ponto de surpreender a grande maioria dos motoristas.

Nessa brincadeira, o Fastback Abarth chega aos 100 kkm/h em nada menos que 7,6s, tempo de um esportivo (que ele, de fato, é).

Estilo e conforto

Tamanhas alterações na mecânica também são acompanhadas no visual. Além das já citadas rodas de 18 polegadas, o SUV ainda traz para-choques com desenho diferente, mais agressivo e com apliques vermelhos, o aerofólio traseiro e o adorno em fibra de carbono nos faróis. Completando as mudanças, um detalhe que chama atenção: as caixas de roda não possuem moldura preta, sendo da mesma cor do veículo.

Itens como as rodas de 18 polegadas, para-choques diferenciados, aerofólio traseiro e caixas de roda na cor da carroceria trazem ainda mais esportividade

No interior o estilo segue o mesmo jeito esportivo do exterior. Apliques imitando fibra de carbono no painel, com a faixa vermelha contrastando com os detalhes escurecidos trazem para a parte de dentro o mesmo visual esportivo de fora.

Painel carrega o escorpião da Abarth no volante e tem apliques vermelhos

O conforto para cinco continua inalterado, mas o pacote de itens é recheado: painel digital de 7 polegadas específico Abarth, central multimídia de 10,1 polegadas (e suporte a Apple CarPlay e Android Auto), ar-condicionado digital, faróis e lanternas em LED e um pacote de segurança composto por itens como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto.

Em Sergipe o modelo pode ser encontrado na concessionária Abarth da Fiat, situada na Coroa do Meio. E aqui no Garagem a gente recomenda: vai lá conhecer. É um carro surpreendente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *