Notícias

Pulse se consolida na participação da Fiat entre os SUVs

O segmento dos SUVs hoje é o que mais chama atenção no mercado, com todas as marcas tendo ao menos um representante nele. E no caso da Fiat, coube ao Pulse fazer essa estreia, que ocorreu em 2021. O modelo veio com grande importância para a marca, afinal o segmento dos SUVs é o maior do mercado interno e, justamente por isso, é essencial para qualquer marca que almeje destaque, coisa que a Fiat acertou com ele.

A marca ítalo-mineira encerrou o ano passado na ponta, com 22% de participação de mercado. E dos 475 mil licenciamentos ocorridos ano passado, mais de 18% foram de comerciais leves: 45,8 mil do Pulse e 40,4 mil do Fastback, lançado um ano depois. A prova da importância do segmento para a marca é que esse volume de vendas só perde para o das picapes, com 36% do total. Para frisar o destaque, a Fiat já é a terceira mais vendida do segmento dos SUVs, com 11% de participação. E tudo isso com menos de três anos.

Concorrência interna

Desde que chegou ao mercado, em outubro de 2021, o Pulse já acumula 103 mil unidades vendidas até o fim do mês passado, sucesso que o irmão maior Fastback parece seguir, já que tem 50 mil vendas em apenas 15 meses. A questão é que a chegada do Fastback também pode representa certa “canibalização”.

No primeiro ano completo do Pulse, ele foi o 6º SUV mais vendido, com 50,5 mil emplacamentos, sendo que o Fastback tinha apenas três meses de mercado. Já em 2023, ele decaiu para a 9ª colocação, com os licenciamentos encolhendo praticamente 10% ante o ano anterior, enquanto o segmento avançou 13%, acima da média do mercado total. Na soma de Pulse e Fastback, porém, a Fiat vendeu 43% a mais na mesma comparação.

Logo, caberá à marca decidir em como organizar seus dois SUVs. Se ela quiser retomar o crescimento de vendas do Pulse, deverá pensar em estratégias de marketing, uma vez que os principais concorrentes alavancaram vendas no ano passado, como o líder Volkwagen T-Cross, com 72,4 mil licenciamentos, Chevrolet Tracker (66,6) e do Hyundai Creta (65,8 mil).

Primazias 

Motor Turbo 200, presente em vários modelos da Stellantis, estreou no Pulse

Ainda que haja atualmente esta concorrência interna, vale lembrar que o Pulse teve destaques, como o de ser o primeiro SUV da marca a estrear o motor nacional Turbo 200 Flex, que hoje está em diversos Fiat nacionais e até mesmo em alguns Peugeot e Citroën.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *