MOBILIDADENotícias

Trânsito na Av. Tancredo Neves sofrerá alteração a partir desta terça-feira, 30; confira rotas alternativas

 

O trânsito na Avenida Tancredo Neves, uma das principais vias da capital sergipana, passará por alterações a partir desta terça-feira, 30, por conta das diversas obras de reestruturação. A avenida, que possui 15 km de extensão em seus dois sentidos e atravessa um total de 10 bairros, passará por uma completa revitalização, com fresagem do pavimento, recapeamento asfáltico, recuperação da rede de drenagem pluvial, reestruturação de passeios e ciclovias, sinalização viária e acessibilidade.

 

A reestruturação da avenida Tancredo Neves, que será realizada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), faz parte do programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que conta com o financiamento de R$ 500 milhões contratado pelo município junto ao Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), o banco do Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

 

De acordo com o superintendente municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, por se tratar de uma das principais vias da capital, que atravessa dez bairros e recebe um fluxo intenso de veículos diariamente, é importante salientar que haverá impacto no trânsito, não apenas de Aracaju, “mas impacta também os municípios de São Cristóvão, de Nossa Senhora do Socorro, assim como impacta o Estado inteiro para quem vem aqui consumir serviços, lazer, estudos, ou quem vem a trabalho para a capital”, enfatizou.

 

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a complexidade e impacto da obra demandam medidas diferenciadas. Desse modo, haverá trabalho e movimento de máquinas pesadas durante o período noturno e finais de semana, com o objetivo de acelerar o andamento. Durante o dia, os trabalhadores estarão na avenida das 7h às 17h; durante a noite, das 20h às 5h.

 

“Para conseguir agilizar essa obra, como essa região que não tem muitas moradias, com exceção do Hospital de Urgências João Alves, nós vamos fazer o trabalho durante o dia todo e a noite também. É importante poder fazer isso, porque é uma região pouco habitada, diferente das avenidas Beira Mar e Hermes Fontes, que são regiões intensamente povoadas e o trabalho à noite, com fresagem, por exemplo, que faz muito barulho, iria incomodar a população. Mas, nesse trecho vamos poder fazer isso sem causar incômodos”, destaca Ferrari.

 

Primeiro trecho

O serviço será iniciado no trecho do cruzamento das avenidas Tancredo Neves e Chanceler Osvaldo Aranha, nas imediações do viaduto da entrada da capital, sentido Leste (Terminal D.I.A), e se estenderá até o acesso ao Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite (rodoviária nova). As alças do viaduto que dão acesso às avenidas Tancredo Neves e Osvaldo Aranha, sentido Centro, ficarão temporariamente bloqueadas.

Segundo Renato Telles, todas as rotas alternativas serão avaliadas semanalmente, e a SMTT buscará as melhores soluções para reduzir os impactos no trânsito e desafogar o fluxo da avenida durante o período da obra. “Para esse primeiro trecho da obra, analisamos minuciosamente o trânsito na região e sugerimos rotas alternativas para auxiliar o deslocamento da população enquanto é realizado o serviço de reestruturação da avenida. Sabemos que toda obra traz transtornos, mas estamos trabalhando para reduzir os impactos no trânsito durante a execução desta obra, que trará benefícios importantes para a mobilidade da Tancredo Neves”, ressaltou.

 

Rotas alternativas

  • Acesso à Tancredo Neves – Os condutores que trafegam pela BR-235, em direção à capital, e desejarem acessar a Tancredo Neves, sentido Terminal D.IA, deverão convergir próximo à antiga concessionária Maracar, entrar na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz e seguir pela avenida Marechal Rondon para acessar a Tancredo Neves.

 

Outra rota alternativa é para quem estiver na avenida Tancredo Neves, sentido Terminal D.I.A/saída da cidade, e desejar acessar o Centro Administrativo, no bairro Capucho. Os condutores entrarão à direita na avenida José da Silva Ribeiro Filho, seguirão pela rua Paraguaçu, acessarão as ruas Venezuela e Argentina, retornando para a avenida José da Silva Ribeiro Filho, seguindo pela avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz.

 

  • Avenida Euclides Figueiredo – Mais uma rota alternativa sugerida pela SMTT é para quem estiver circulando pela avenida General Euclides Figueiredo, sentido rodoviária nova. Os condutores deverão acessar a direita na avenida Matadouro, fazer o retorno e seguir pela avenida Santa Gleide e, posteriormente, a avenida Maranhão.

 

Já os condutores que estiverem em Nossa Senhora do Socorro, no conjunto João Alves, com destino ao Centro da cidade, poderão trafegar pela avenida Euclides Figueiredo e seguir pela avenida João Rodrigues.

 

Para os moradores da zona Norte, outra opção é acessar a Euclides Figueiredo e seguir pela avenida Juscelino Kubitscheck.

 

E quem estiver na Euclides Figueiredo e desejar acessar a avenida Maranhão, entrará na rua Jonaldo Bonfim e rua Roberto Morais, saindo na Maranhão.

 

● Centro Administrativo – Durante o serviço no primeiro trecho da obra de reestruturação da Tancredo Neves, para sair do Centro Administrativo, no bairro Capucho, os condutores acessarão a avenida Carlos Rodrigues da Cruz e seguirão pela avenida Marechal Rondon para chegar à Tancredo Neves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *