DUAS RODASNotícias

Empresa dona da KTM vai adquirir a MV Agusta ainda este ano

Para os mais antenados nas duas rodas, já é sabido que desde 2023 a austríaca KTM é gerida pela empresa Pierer Mobility e que a mesma empresa iria englobar a MV Agusta num futuro não muito distante. Porém isso tudo foi acelerado recentemente.

O plano ofiginal era de que a Pierer cabo do plano com uma opção de compra de uma participação majoritária na MV Agusta, a ser exercida em algum momento no segundo trimestre de 2026. Mas aí chegamos a agora, no primeiro trimestre de 2024 e, pasme, a Pierer Mobility anuciou formalmente que está realizando uma aquisição antecipada de uma participação majoritária na MV Agusta. Como o plano original, ela ainda está fazendo isso por meio da opção de compra; essa parte não mudou. O que mudou foi apenas o cronograma. A empresa está fazendo isso por meio da subsidiária KTM AG, que agora comprará mais 25% das ações da MV Agusta, totalizando 50,1% das ações do montadora com sede em Varese (ITA).

Grande dúvida da aquisição é se o design das motos da MV Agusta sofrerá mudanças

Aí, em uma reviravolta louca, não só a KTM terá participação majorirária na marca italiana como assumirá a liderança industrial. O plano é de aumentar a produção da planta italiana para  mais de 10.000 motocicletas por ano, e anunciou anteriormente planos para modernizar a fábrica a fim de facilitar essa mudança em julho de 2023.

Novo CEO

A Pierer aproveitou também para anunciar um novo CEO e presidente do conselho da MV Agusta. Trata-se de Hubert Trunkenpolz , membro do conselho executivo da Pierer Mobility AG, que asusmirá os dois cargos de Timur Sardarov, que “continuará disponível para a empresa como vice-presidente, embaixador da marca e consultor”.

KTM passará a ser a nova “controladora” da MV Agusta

Nesse contexto, dúvidas começam a pairar: será que a MV Agusta compartilhará motores e plataformas com KTM, Husqvarna e GasGas, ou será algo mais? Será que o design tão tradicional e característico das italianas passará por mudanças? Fica uma apreensão no ar que, como é dito em novelas, só saberemos nas cenas dos próximos capítulos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *