GWM poderá vender seu “fusca elétrico” no Brasil
A Great Wall Motors (GWM) conseguiu derrubar liminar da Volkswagen (VW) que contestava o registro de dois modelos de sua linha, o Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A VW entrou na Justiça por considerar os carros elétricos uma “cópia flagrante” do Fusca.
Mas após vitória na Justiça, com recurso da GWM acolhido pela 1ª turma do Tribunal Regional Federal da 2ª região, em março deste ano, a gigante chinesa está mais perto de vender os carros no Brasil. Porém, conforme registrou o site Quatro Rodas, a disputa continua, “pois a VW entrou com um embargo de declaração há duas semanas, mas ainda não houve um novo julgamento”.
De fato, não há como negar que é muito semelhante ao icônico modelo da VW. A GWM não nega a inspiração, porém defende que não se pode falar em concorrência desleal nem em risco de confusão causado ao consumidor, uma vez que o Fusca deixou de ser fabricado no Brasil em 1996.
“Por óbvio que desde então os demais players trabalham em novos e aprimorados designs de automóveis, inclusive, considerando aquilo deixado de legado para o estado da técnica – e a fim de ser aproveitado e melhorado pela sociedade – pelas Autoras (VW do Brasil)”, argumentou a montadora chinesa em sua defesa.