Notícias

Previsão é de chuvas para toda a semana; é preciso redobrar a atenção no trânsito

Nos próximos dias, é preciso redobrar a atenção no trânsito e ter cuidado com áreas alagadas, tanto em ruas e avenidas de Aracaju como em rodovias. Na manhã desta terça-feira,16, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta de chuvas moderadas para as próximas 72 horas. A medida ocorre de forma preventiva para que a população possa se precaver.

Já a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), por meio de boletim publicado na segunda-feira, 15, indica que o volume de precipitações deve variar entre normal e acima da média. Chuvas moderadas a intensas são esperadas durante toda a semana em Sergipe.

Conforme a secretaria de Estado, as chuvas podem vir acompanhadas de ventos fortes, trovoadas e descargas elétricas. A ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para o estado de Sergipe, apresentando riscos: em rodovias, de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos. Há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado de Sergipe.

Aracaju
De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, as chuvas devem ocorrer diariamente nos próximos seis dias. “Estamos na quadra chuvosa e nos próximos dias deve ocorrer incremento no volume de chuva. Monitoramos as previsões que indicam, para esta semana e final de abril, a incidência de chuvas com maior continuidade, podendo chegar ao acumulado de 200 milímetros. Antes tínhamos uma característica de chuvas intensas em curto intervalo de tempo”, explicou o secretário.

O gestor salienta que o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju está preparado e já atua antecipadamente com ações preventivas, mantendo equipes em atenção para responder às demandas que venham a surgir. “Monitoramos as condições meteorológicas constantemente e as características da chuva, que podem ocorrer de forma distribuída, sem maiores impactos. Diante de maior intensidade, estamos com o todo o aparato da Prefeitura de prontidão para atuar e minimizar eventuais transtornos”, frisou.

Orientações
Em caso de áreas que venham a apresentar inundações ou alagamentos, a Defesa Civil orienta a não atravessar e evitar o contato com a água. “Essas pessoas devem buscar um lugar protegido e aguardar melhores condições para transitar, ou buscar rotas alternativas. Tudo isso para evitar acidentes e o contato com a água”, indicou o secretário da Defesa Social.

Em caso de emergência, a  Defesa Civil deve ser acionada através do telefone 199. O serviço voltado à realização de vistorias e avaliação de riscos está em funcionamento 24h para atendimento à população.

Foto: Governo de SE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *