Testamos o Renault Kardian; confira informações sobre ele!
O principal lançamento da Renault para o ano chegou, e o Garagem Sergipe teve acesso a ele. O Kardian, novo SUV compacto da marca do losango, chega para concorrer no mesmo segmento onde Fiat Pulse e Volkswagen Nivus são seus concorrentes. Para o páreo, ele chega apostando forte em tecnologia e, principalmente, segurança.
Sendo um modelo completamente novo, o Kardian se vale da a Renault Group Modular Plataform, a inédita plataforma modular do grupo Renault. Em outras palavras, ele se tornou o Remault nacional de construção mais refinada até hoje. E não se engane: por mais que ele carregue elementos do Dacia Sandero Stepway, ele não tem nada deste. Inclusive na linha Renault ele se situará acima do Stepway.
No estilo ele inaugura a nova linguagem de design da Renault, com os faróis em dois andares e a nova logo da marca, inserida em uma grade com relevos no formato de diamantes. Na lateral as caixas de roda transmitem robustez reforçada pelas rodas aro 17 e atrás as lanternas em “C” combinam com as linhas fluidas do porta-malas.
Distinção
Como um bom SUV, ele tem seu lado utilitário. O rack de teto pode ter a posição mudada de transversal para longitudinal, possibilitando o transporte de cargas de até 80 kg. O volume de 410 litros de porta-malas também é uma boa credencial para o modelo. Em dimensões, são 4,11 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,60 m de altura, números próximos dos rivais.
Por dentro ele também tras diferenciais no visual: quase tudo é novo, por mais que botões do ar-condicionado e tela da central multimídia sejam os mesmos do Renault Duster. Porém, em todo o restante do estilo do interior, vemos que estamos distante de um modelo 100% novo, com soluções diferenciadas, como o câmbio em formato de joystick, freio de mão eletrônico e personalização das luzes do interior, com oito cores diferentes. Some a isso uma posição de dirigir um pouco mais alta e bancos largos com boa pegada e temos um ambiente interno bem agradável, com bons materiais tanto aos olhos quanto ao toque. E o pessoal de trás tem bom espaço e conforto, além de tomadas USB.
Tecnologia e desempenho
No quesito tecnologia o Kardian também se destaca. Não há uma, mas duas telas digitais, uma vez que além da central multimídia de 8 polegadas (que pareia Android Auto e Apple CarPlay), o painel também é digital e personalizável.
Mas é no quesito segurança que o Kardian brilha: são nada menos que 12 ADAS (dispositivos que auxiliam na segurança), com direito a piloto automático adaptativo e o assistente de permanência em faixa e detector de pontos cegos. E até em pequenas distrações o motorista está protegido, uma vez que o Kardian possui frenagem automática de emergência, o que evita colisões por distração.
Debaixo do capô o Kardian também traz algo inédito: o motor 1.0 de três cilindros e turbo com injeção direta rende até 125 cv e 22,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O conjunto é administrado por um câmbio de dupla embreagem e seis velocidades banhado a óleo.
Tocada divertida
O Garagem Sergipe avaliou a versão Premiere Edition, de lançamento do modelo. Ao volante deu para perceber que, por mais que se trate de um SUV, a altura do Kardian se aproxima da de um hatch, assim como a condução, mais dinâmica e ágil. A suspensão filtra bem as irregularidades do piso, mas não perde em firmeza e o motor empurra com vontade, mas com consumo comedido.
Um destaque na condução fica para o recurso de seletor de condução, que pode ser alterado por um botão ou na central multimídia. Há três modos, sendo eles o My Sente (personalizável), Eco e Sport, que calibram o sistema de direção, motor e câmbio de diferentes maneiras, visando mais economia ou desempenho, ajustando resposta do pedal do acelerador, dureza da direção e até mesmo o display do painel e a iluminação ambiente. No Eco, as respostas são mais lentas e gradativas, privilegiando o consumo. Já no Sport, o acelerador ganha respostas mais prontas e a direção fica mais firme, deixando a tocada mais divertida. Um fato que ajuda muito nisso é que o torque máximo chega a baixas 1.250 rpm, ou seja, o motor está “cheio” praticamente o tempo todo.
No final, deu para ver que a Renault tem um produto bastante competitivo em um segmento que cresce bastante no mercado. Recomendamos que você dê uma passada na Renovel e conheça melhor!
Ficha Técnica – Renault Kardian
Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12V, 999 cm³, 125 cv a 5.750 rpm (etanol), 22,4 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm (E)
Câmbio: automático de dupla embreagem, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torçãp (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Peso: n/d
Dimensões: comprimento, 411,9 cm; largura, 175 cm; altura, 160 cm; entre-eixos, 260,4 cm; porta-malas, 410 l