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Testamos o Renault Kardian; confira informações sobre ele!

O principal lançamento da Renault para o ano chegou, e o Garagem Sergipe teve acesso a ele. O Kardian, novo SUV compacto da marca do losango, chega para concorrer no mesmo segmento onde Fiat Pulse e Volkswagen Nivus são seus concorrentes. Para o páreo, ele chega apostando forte em tecnologia e, principalmente, segurança.

Sendo um modelo completamente novo, o Kardian se vale da a Renault Group Modular Plataform, a inédita plataforma modular do grupo Renault. Em outras palavras, ele se tornou o Remault nacional de construção mais refinada até hoje. E não se engane: por mais que ele carregue elementos do Dacia Sandero Stepway, ele não tem nada deste. Inclusive na linha Renault ele se situará acima do Stepway.

Frente com faróis em dois andares e nova logo da Renault são destaques

No estilo ele inaugura a nova linguagem de design da Renault, com os faróis em dois andares e a nova logo da marca, inserida em uma grade com relevos no formato de diamantes. Na lateral as caixas de roda transmitem robustez reforçada pelas rodas aro 17 e atrás as lanternas em “C” combinam com as linhas fluidas do porta-malas.

Distinção 

Como um bom SUV, ele tem seu lado utilitário. O rack de teto pode ter a posição mudada de transversal para longitudinal, possibilitando o transporte de cargas de até 80 kg. O volume de 410 litros de porta-malas também é uma boa credencial para o modelo. Em dimensões, são 4,11 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,60 m de altura, números próximos dos rivais.

Lanternas em “C” combinam com as linhas da traseira

Por dentro ele também tras diferenciais no visual: quase tudo é novo, por mais que botões do ar-condicionado e tela da central multimídia sejam os mesmos do Renault Duster. Porém, em todo o restante do estilo do interior, vemos que estamos distante de um modelo 100% novo, com soluções diferenciadas, como o câmbio em formato de joystick, freio de mão eletrônico e personalização das luzes do interior, com oito cores diferentes. Some a isso uma posição de dirigir um pouco mais alta e bancos largos com boa pegada e temos um ambiente interno bem agradável, com bons materiais tanto aos olhos quanto ao toque. E o pessoal de trás tem bom espaço e conforto, além de tomadas USB.

Tecnologia e desempenho 

No quesito tecnologia o Kardian também se destaca. Não há uma, mas duas telas digitais, uma vez que além da central multimídia de 8 polegadas (que pareia Android Auto e Apple CarPlay), o painel também é digital e personalizável.

Interior tem bancos amplos e confortáveis, além de um bom pacote tecnológico e de segurança

Mas é no quesito segurança que o Kardian brilha: são nada menos que 12 ADAS (dispositivos que auxiliam na segurança), com direito a piloto automático adaptativo e o assistente de permanência em faixa e detector de pontos cegos. E até em pequenas distrações o motorista está protegido, uma vez que o Kardian possui frenagem automática de emergência, o que evita colisões por distração.

Novo motor 1.0 turbo com câmbio de dupla embreagem garante a tocada dinâmica e divertida

Debaixo do capô o Kardian também traz algo inédito: o motor 1.0 de três cilindros e turbo com injeção direta rende até 125 cv e 22,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O conjunto é administrado por um câmbio de dupla embreagem e seis velocidades banhado a óleo.

Tocada divertida 

O Garagem Sergipe avaliou a versão Premiere Edition, de lançamento do modelo. Ao volante deu para perceber que, por mais que se trate de um SUV, a altura do Kardian se aproxima da de um hatch, assim como a condução, mais dinâmica e ágil. A suspensão filtra bem as irregularidades do piso, mas não perde em firmeza e o motor empurra com vontade, mas com consumo comedido.

Um destaque na condução fica para o recurso de seletor de condução, que pode ser alterado por um botão ou na central multimídia.  Há três modos, sendo eles o My Sente (personalizável), Eco e Sport, que calibram o sistema de direção, motor e câmbio de diferentes maneiras, visando mais economia ou desempenho, ajustando resposta do pedal do acelerador, dureza da direção e até mesmo o display do painel e a iluminação ambiente. No Eco, as respostas são mais lentas e gradativas, privilegiando o consumo. Já no Sport, o acelerador ganha respostas mais prontas e a direção fica mais firme, deixando a tocada mais divertida. Um fato que ajuda muito nisso é que o torque máximo chega a baixas 1.250 rpm, ou seja, o motor está “cheio” praticamente o tempo todo.

No final, deu para ver que a Renault tem um produto bastante competitivo em um segmento que cresce bastante no mercado. Recomendamos que você dê uma passada na Renovel e conheça melhor!

 

Ficha Técnica – Renault Kardian

Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12V, 999 cm³, 125 cv a 5.750 rpm (etanol), 22,4 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm (E)
Câmbio: automático de dupla embreagem, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torçãp (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Peso: n/d
Dimensões: comprimento, 411,9 cm; largura, 175 cm; altura, 160 cm; entre-eixos, 260,4 cm; porta-malas, 410 l

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