Postos Texaco vão voltar ao Brasil após acordo entre Ipiranga e Chevron
Estabelecimentos da marca centenária fecharam as portas no país há mais de dez anos, mas retorno dos postos Texaco ao Brasil será possível a partir de agora. Nesta terça, 14, a rede Ipiranga anunciou que fechou um acordo de licenciamento com a petroleira americana Chevron, detentora da marca.
Acordo ainda dá direito à Ipiranga para operar as lojas de conveniências dos postos Texaco sob a marca Star Mart, da Chevron. Mas as duas companhias ainda não deram mais detalhes sobre o licenciamento, como o valor do investimento, número e locais onde os novos postos serão instalados.
“Planejamos continuar a construir a força da marca Texaco em estreita colaboração com a Ipiranga. Por meio de uma rede de pontos de venda de combustíveis em todo o país, a marca Texaco oferecerá combustíveis com tecnologia Techron e serviços para satisfazer as necessidades dos nossos clientes, tanto nos seus veículos como nas suas vidas”, afirma Tracey Gardiner, vice-presidente de lubrificantes da Chevron para as Américas.
Vale destacar que a Ipiranga já é parceira da Chevron no país por meio da a marca Iconic, que comercializa lubrificantes, fluidos e graxas das marcas Ipiranga e Texaco, além de distribuir óleos básicos Chevron.
Além do retorno da marca Texaco, a Chevron também visa executar um projeto de exploração no país.
“A companhia tem interesses em 19 blocos em águas profundas na costa do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Atualmente, a empresa mantém uma fábrica de aditivos para lubrificantes, no Polo Petroquímico de Mauá, em São Paulo, por meio da Chevron Oronite”, informa o site Automotive Business.
História da Texaco no Brasil
Em setembro de 1915, a Texaco começou a operar no Brasil através de decreto assinado pelo então presidente da República Wenceslau Brás.
Em junho de 2005, a Texaco Brasil teve sua razão social alterada para Chevron Brasil Ltda. Isto ocorreu porque, em outubro de 2002, houve a fusão das empresas Chevron Corporation e Texaco Inc., dando início à ChevronTexaco Corporation, segunda maior empresa de energia com sede nos Estados Unidos. Em maio de 2005, a empresa passou a se chamar Chevron Corporation.
Em novembro de 2008, foi criada a Chevron Brasil Lubrificantes Ltda., em função da separação das atividades de lubrificantes e de distribuição de combustíveis.
Nesse mesmo ano (2008), a rede de postos Texaco foi comprada pela Ultrapar, que transformou os postos da Texaco em Ipiranga gradativamente, ao longo de um período de cinco anos.
Em dezembro de 2017, a Chevron Brasil Lubrificantes e a Ipiranga Lubrificantes formaram a ICONIC Lubrificantes, uma Joint Venture que integrou os negócios de desenvolvimento, produção, distribuição e venda de lubrificantes, graxas, fluidos e coolants das marcas Texaco e Ipiranga.
Foto: Divulgação