Chuvas dos últimos dias agravam situação de ruas do Conjunto Valadares, no Bairro Santa Maria
“Aqui, não entra Uber, não entra Samu, não entra nada”, afirma líder comunitário
Se transitar com veículos nas principais avenidas Aracaju tem sido difícil nesse período chuvoso, imagine em locais que carecem de investimento e infraestrutura. Chuvas dos últimos dias na cidade agravaram ainda mais a situação de muitas ruas do Bairro Santa Maria. Por lá, em algumas localidades, se em dias de sol já é difícil entrar com automóveis, quando chove, torna-se impossível.
No bairro, o Conjunto Valadares, antigo ‘Suvaco da Gata’, é um dos que mais têm sido afetados nessa época. Moradores das ruas B 24, B 25 e B 26, por exemplo, têm vivido em meio ao caos com as chuvas desta semana.
Sem calçamento, pistas são de terra, buracos tomam conta das ruas. Como não há sistema de drenagem implantado, água das chuvas que se acumula nas vias desce ladeira abaixo e até invade casas, resultando na perda de móveis e outros bens. “Na rua B 24, uma senhora perdeu móveis e a geladeira nesta semana, porque a água invadiu a casa dela”, relata o líder comunitário Edjan do Santa Maria. Na localidade, população também está apreensiva com os riscos às estruturas das residências e de transmissão de doenças por meio da água.
Moradores do Conjunto Valadares afirmam em diversos vídeos publicados nas redes sociais que essa situação dura há cerca de 30 anos. “Entra prefeito, sai prefeito, ninguém resolve”, é um dos comentários que mais se repetem nas publicações. Como o período de chuvas deste ano está apenas começando, a população do Suvaco da Gata clama à Prefeitura de Aracaju por uma solução imediata para amenizar o sofrimento deles.
Com as chuvas, tudo piora, mas até quando elas dão uma trégua, acesso de veículos é complicado na região. “Aqui, não entra Uber, não entra Samu, não entra nada”, afirma o líder comunitário Edjan do Santa Maria, em relação à Rua B 26, preocupado com a situação de pessoas que ficam sem acesso a serviços básicos quando há necessidade.
Diante de tudo isso, o Garagem Sergipe entrou em contato com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para saber se há algum projeto da PMA com o objetivo de beneficiar a população do Conjunto Valadares. O órgão respondeu que “possui um projeto para o local e que está prevista a implantação da infraestrutura nesse loteamento, com os recursos do financiamento de R$ 500 milhões conquistado pela Prefeitura de Aracaju junto ao Novo Banco de Desenvolvimento”, expicou. Porém, ainda não há data estabelecida para o início das obras.
Segundo a Emurb, com esses recursos, 23 obras estão previstas para serem realizadas na capital. A prefeitura já iniciou seis, e algumas estão em processo de licitação.
Fotos: reprodução de vídeo enviado por moradores