Notícias

Fábrica da Chevrolet em Gravataí volta a funcionar após paralisação por enchentes no RS

Depois de quase 20 dias de paralisação, a fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS) voltou a funcionar, tendo a produção dos Onix e Onix plus retomada no início da semana. As atividades retornaram em único turno, envolvendo aproximadamente 1.000 funcionários que estavam parados desde o dia 2 de maio.

Um segundo turno na planta deve ser anunciado conforme os trabalhos de reabertura de estradas e vias no estado aconteça. A expectativa é que as operações sejam normalizadas até o final da próxima semana.

Problemas

Vale frisar que a calamidade que atingiu o estado do Sul brasileiro não prejudicou somente a fábrica da GM, afetando diversos outros integrantes da cadeia automotiva. Além de veículos, o Rio Grande do Sul produz peças para fábricas instaladas em outras regiões do Brasil, o que tem causado preocupações sobre desabastecimento. No estado, há fornecedores de freios e de implementos rodoviários para caminhões e ônibus.

Volks teve paralisações por causa das enchentes no RS, que prejudicaram o envio de peças e componentes

Pegando como exemplo, a Volkswagen tem diversos fornecedores instalados no estado com produção comprometida e confirmou recentemente que estudar importar peças da China para abastecer suas fábricas de São Paulo. Por causa disso a planta de Taubaté teve as atividades suspensas por 10 dias e a unidade de motores de São Carlos por 11 dias.

E a catástrofe traz reflexos, claro, nas vendas. Mensalmente o RS é responsável por cerca de 10.000 vendas (e5% das vendas nacionais de veículos), que caíram para zero desde o dia 7 de maio. A tendência é de que nos próximos dois meses, 12.000 unidades deixem de ser comercializadas em decorrência da tragédia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *