Está chegando! Yamaha Teneré 700 inicia período de reservas para 31 de março
Que a Teneré 700 estava a caminho do mercado nacional já era sabido, uma vez que a moto teve as vendas anunciadas ainda em novembro passado. Porém agora a Yamaha anunciou oficialmente o início do período de reservas da aventureira: 31 de março de 2025 a partir das 12h. Tal qual outras motos da marca, ela virá com 4 anos de garantia e revisões com preço fixo.
Sabendo da expectativa e do fã-clube que a moto tem, a Yamaha já deixou até site dedicado para as reservas da nova Ténéré 700 no Brasil. Os interessados precisam pagar R$ 7.000 pela reserva da motocicleta. Ela deve ser produzida na planta de Manaus (AM) a partir de agosto, com as primeiras unidades reservadas chegando em setembro.
A nova geração da moto chega com o motor bicilíndrico Crossplane (CP2) de 689 cm³ com 68,9 cv de potência a 9.000 rpm, 6,6 kgfm de torque a 6.500 rpm, taxa de compressão de 11,5:1 e refrigeração líquida. Ela engloba tecnologias como o novo acelerador eletrônico YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle), que possibilita o uso mais preciso de modos de condução e controle de tração. Mas, para fins de homologação, ela perdeu 4,5 cv na comparação com o modelo vendido nos Estados Unidos. O câmbio, por sua vez, continua sendo de seis velocidades.

Com estilo aventureiro, a Teneré 700 é alta e ereta na dianteira, afinando na traseira que tem linahs mais compactas. O design frontal oferece excelente visibilidade e proteção para o piloto, em grande parte graças ao para-brisa de uma peça.
A a seção central e traseira minimalista contribui para uma posição de pilotagem espaçosa para posicionar o corpo, algo conveniente ao pessoal que pratica o off-road e precisa reposicionar o corpo, ficando “em pé” na moto. Outros pontos mostram a capacidade genuína de off-road dela, como a roda dianteira de 21″
Suspensão ajustável
O tanque de combustível foi movido para a frente para equilibrar o tamanho com a ergonomia, mantendo a linguagem de design da Ténéré e a parte superior do tanque de 16,2 litros agora fica mais baixa. E a suspensão traz novidades também.

O sistema agora conta com garfo invertido de tubos de 43 mm de diâmetro resistentes à torção e 210 mm de curso da roda dianteira, contribuindo para 240 mm de distância do solo. As bengalas dianteiras da Yamaha Ténéré 700 são totalmente ajustáveis. Além disso, os ajustes de compressão e retorno do amortecedor podem ser realizados com precisão girando parafusos em cada extremidade. O ajuste de pré-carga é novo e também pode ser facilmente acessado na parte superior.
A suspensão traseira também tem um novo design do link traseiro com um amortecedor revisado, que oferece fácil ajuste para pré-carga, compressão e retorno. O desenvolvimento da suspensão veio como feedback do resultado do programa de Rally Raid da marca, que, por exemplo, proporcionou o redesenho do novo link progressivo da suspensão traseira e a melhora da capacidade de amortecimento da suspensão, com o curso da roda de 200 mm.
Tecnologia
O carregamento e integração com o smartphone do usuários está mais facilitado, com uma tomada de carregamento USB Tipo C como padrão. A tomada é protegida por uma tampa à prova d’água e está situada no lado direito do cockpit, garantindo que os dispositivos móveis permaneçam totalmente carregados mesmo nas viagens mais longas.
O piloto tem à disposição também um display TFT de 6,3″, que permite que ele verifique a velocidade, rotações do motor e navegação, enquanto outros recursos incluem medidor de combustível, consumo médio de combustível, temperatura ambiente e um indicador de marcha engatada. O novo painel traz ainda os comandos do guidão, que oferecem mais funcionalidade.

Completando, a Teneré possui sustemas de Controle de Tração (TCS) e ABS que podem ser desligados para o controle manual total em qualquer superfície. O TCS tem duas configurações, ligado e desligado, e pode ser selecionado por meio do menu no painel TFT, enquanto um botão grande na lateral do painel pode ser usado para controlar as configurações do ABS. Além disso, para uma operação mais rápida e conveniente, um toque longo no botão ABS dedicado desliga o sistema antibloqueio e o TCS.
O ABS possui três modos de operação, sendo o 1 o padrão, ativando o sistema antibloqueio nas duas rodas, enquanto o Modo 2 desativa o ABS apenas na traseira. O Modo 3 desliga a intervenção do ABS e entrega o controle total da frenagem ao piloto. Todos os modos são selecionados no display TFT.

A Teneré chega nas opções de cor Racing Blue (Azul Metálico), Frozen Titanium (Cinza Fosco) e Sky Blue (Azul Sólido). Seu preço sugerido é de R$ 72.990, num valor que ainda não inclui frete ou seguro.