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Concorde Motos: Lander XTZ 250 tem preço competitivo

A nova geração da Yamaha Lander, agora batizada de Yamaha XTZ 250 Lander ABS 2019, está disponível na Concorde Motos, autorizada Honda em Sergipe, por R$ 18.490, nas cores azul, branca e preta equipada com um novo quadro, freio ABS dianteiro, e farol e lanterna de led. A moto é confortável, ágil no trânsito e fácil de mudar de trajetória durante a condução. E o tempo de garantia aumentou de três para quatro anos.

Com 11.018 unidades emplacadas em 2018, a Lander tem como principal rival a Honda XRE 300, com 23.815 emplacamentos no mesmo período. As qualidades dinâmicas e a proposta fora de estrada da geração anterior foram preservadas.

Já o design foi inspirado na prima maior, a XT 660R. Na dianteira, o visual robusto é reforçado pelo novo para-lama dianteiro, pela carenagem que contorna o farol e pelos protetores dos amortecedores.

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Gerivaldo Andrade, gerente de vendas da Concorde Motos

O gerente de vendas da Concorde Motos, Gerivaldo Andrade, destaca as abas do tanque redesenhado, que teve ainda a sua capacidade aumentada de 11 para 13,6 litros. Em meu teste urbano, a moto estava abastecida com gasolina e o consumo médio aferido foi de 29,9 km/l (30 km/l se você preferir). O que garante autonomia de 408 quilômetros para rodar na cidade.

“O bom nível de conforto é assegurado pelo assento mais largo e com espuma mais rígida herdado da descontinuada Yamaha Ténéré 250. O banco acolhe bem tanto o piloto quanto o garupa, inclusive em deslocamentos mais longos. A característica combinada com o guidão um pouco mais elevado em relação à anterior, confere uma posição de pilotagem mais natural e agradável”, destaca o gerente.

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São 220 mm de curso na dianteira e 204 mm de curso na traseira, contra 245 mm e 225 mm de curso da Honda, respectivamente. A má notícia para os baixinhos é a elevada altura do assento de 875 mm.

Na dianteira, a suspensão conta ainda com tubos de 41 mm de diâmetro. Enquanto na traseira há um sistema monoamortecido equipado com amortecedor único a gás, ajustável na compressão da mola. Para ajudar a absorver os impactos, e dar estabilidade, as rodas de 21” na dianteira e 18” na traseira calçam pneus Metzeler Tourance 80/90R21 na frente, e 120/80R18 atrás.

Agora, o conhecido motor monocilíndrico, de quatro tempos, flex, adotou um sistema de injeção eletrônica com injetor de 10 furos. O propulsor refrigerado a ar de 249,5 cm³ gera 20,7 cv (gasolina) e 20,9 cv (etanol) a 8.000 rpm, e 2,1 kgfm (gasolina ou etanol) a 6.500 rpm. O câmbio de cinco velocidades oferece precisão nas trocas de marcha.

Gerivaldo afirma que o motor dá conta de empurrar bem a motocicleta com dois ocupantes, mesmo em ladeiras mais íngremes. As melhores respostas em acelerações e retomadas são fruto do novo sistema de injeção, que melhorou a relação de mistura de ar e combustível. Ainda que vibre um pouco por ser um monocilíndrico. Uma característica natural desses motores.

Girando o punho direito, a moto se mostra ágil e fácil de mudar de direção no trânsito, mesmo com alguém na garupa. Parte desse mérito vai para o novo chassi de aço feito em dupla trave superior com berço duplo feito para acomodar o banco da Ténéré 250 e o novo tanque.

A silhueta alta e esguia torna fácil a passagem pelos corredores em engarrafamentos. E os retrovisores dos carros passam por debaixo da linha do guidão. Pode passar sem medo.

Em termos de segurança, a introdução de sistema de freio ABS na roda dianteira deixou as frenagens da nova Lander mais eficientes. O conjunto é servido de disco de 245 mm de diâmetro com pinça de dois pistões na frente, e de disco de 203 mm de diâmetro com pinça simples na atrás. A adoção de farol de LED trouxe maior poder de iluminação, principalmente à noite. Enquanto a nova lanterna, também de LED, conferiu um toque de modernidade ao conjunto ótico.

A Lander ficou mais segura, mais bonita e tem preço competitivo. Resta saber se esses atributos serão suficientes para a trail se aproximar em vendas da vice líder do segmento, a Honda XRE – quem lidera é a Honda Bros 160.

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