Como usar o ar-condicionado do carro de maneira correta
Ter um carro com ar-condicionado se tornou algo imprescindível em um estado como Sergipe, onde na maior parte do ano o tempo o tempo está quente. No verão, então, um carro “refrigerado” é quase obrigatório. Inclusive hoje o item não é visto nem só pelo viés do conforto, mas também da segurança, uma vez que, no trânsito, o automóvel com os vidros fechados fica mais protegido. No entanto, a pergunta neste texto é: você, caro leitor, está usando o ar-condicionado de forma correta?
Que usar o item aumenta o consumo de combustível é um fato, mas mesmo este consumo pode ser ainda maior caso o motorista não tome determinados cuidados. Aqui estamos falando dos carros que têm a regulagem manual do ar-condicionado (o ar automático, presente nos automóveis mais caros, faz a regulagem sozinho), onde deixar o ventilador do ar-condicionado no mínimo na esperança de estar economizando é o maior erro cometido. No interior do carro há diversos sensores que monitoram a temperatura e, quando eles percebem que ela aumentou, disparam o compressor do ar-condicionado. E é quando ele está ligado que o consumo fica maior.
Dessa forma, quando uma velocidade maior do ar-condicionado é usada, o compressor “trabalha” menos, atinge logo a temperatura que o motorista define e depois não dispara novamente, se limitando a só recircular o ar. Logo, num dia muito quente, se o motorista coloca a temperatura no mínimo (algo comum, quase obrigatório, em Aracaju), mas também coloca a velocidade da ventilação no mínimo (leia-se nas velocidades 1 ou 2, na maioria dos carros), ele não está economizando combustível, e sim gastando mais. Dessa forma, como está saindo pouco vento pelos difusores do painel, a temperatura interna nunca chega àquela definida pelo motorista. Em outras palavras: o compressor, que exige potência extra do motor do carro, fica ligado o tempo inteiro. E aí o consumo de combustível aumenta.
Logo, para economizar, a melhor maneira é colocando a ventilação nas velocidades mais altas (ou seja, 3 ou 4), mesmo que depois seja necessário aumentar um pouco a temperatura do ar-condicionado. E quando for sair, se o carro ficou muito tempo sob o sol, não vá ligando tudo no máximo acreditando que assim resfriará o carro logo. Abra os vidros e ligue o ventilador (sem o ar), por uns dois minutos. Isso diminuirá a sensação de abafamento – ou seja, expulsará mais rapidamente o ar quente – e forçará menos o compressor, já que a temperatura desejada será atingida mais rapidamente ao ligar o aparelho.
Por fim, uma última dica: na hora de pegar estrada, usar o ar pode ser mais econômico. Isso ocorre porque, diferente do percurso urbano, onde o uso do sistema gasta mais gasolina, na estrada se trafega a velocidades mais altas, o que gera mais arrasto aerodinâmico. Com isso, viajar de vidros fechados e ar ligado traz mais economia, além de conforto.
Com informações dos blogs Direção Legal e Doutor Multas