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Sergipe é pioneiro para inserir caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito no Brasil

A descoberta de grandes jazidas de gás natural em Sergipe, anunciadas desde junho desse ano, pode trazer para o país a possibilidade do uso desse combustível como um insumo mais limpo e econômico que deve substituir o diesel no transporte de veículos pesados como caminhões e ônibus. Essa realidade já existe na Europa e deve ser introduzida no Brasil a partir de Sergipe.

Em novembro, durante a Missão Internacional do Consórcio Nordeste, em Paris, na França, os Governadores dialogaram com Marcelo Rodrigues, vice-presidente da Golar Power, empresa que junto à EBRASIL é acionista na Centrais Elétricas de Sergipe (Celse). O uso de energias limpas nos estados da região foi discutido no encontro e todos os governadores e representantes demonstraram interesse na criação dos “Corredores Azuis”, mais conhecidos por “Blue Corridors”.

Além disso, o Projeto de Lei com o Plano para o Desenvolvimento Regional para o Nordeste, entregue pelo Governo Federal à Câmara dos Deputados no último dia 23 de novembro, contempla a temática do gás natural como prioritária e propõe a ampliação do Gasoduto Nordestão, a implementação de bases de compressão e descompressão de gás natural na região, e a criação dos corredores azuis a partir do GNL.

Na próxima segunda-feira, 9, o Governo do Estado, em parceria com a Golar Power, Celse e a empresa Alliance GNLog, realizarão um grande evento que contará com o lançamento do Fórum Sergipano de Petróleo e Gás e apresentação dos primeiros caminhões movidos à Gás Natural Liquefeito (GNL) no Brasil. Durante a solenidade que acontecerá a partir das 9h no Teatro Tobias Barreto, o Governo e as empresas parceiras devem fazrer uma série de anúncios para a área energética no Estado.

“Já estamos com toda a infraestrutura de engenharia e tecnologia prontos (para a implantação do projeto). Importamos os primeiros equipamentos de armazenagem, regaseificação e abastecimento e estamos neste momento terminando de planejar e negociar a implantação destas unidades de abastecimento e regaseificação no estado. A operação será inicialmente realizada pela Golar, porém estamos estudando diversas parcerias tanto na logística quanto no abastecimento de postos com GNV para carros e GNL para caminhões. Enxergamos grande sinergias com as distribuidoras de gás para interiorizar o gás em todo o Nordeste”, disse em entrevista o CEO da Golar Power, Eduardo Antonello.

Ainda segundo CEO, a substituição do diesel pelo gás natural como combustível para esses veículos pesados deve trazer um impacto positivo para o meio ambiente “equivalente a plantar 7000 árvores por caminhão convertido”

Eduardo garante ainda que “os caminhões podem transitar em estradas da mesma forma que os caminhões convencionais. Em relação à segurança dos veículos, há uma diferenciação, visto que ele é mais seguro e silencioso. O gás liquefeito não está comprimido, como em veículos a GNV, e sim em uma baixíssima temperatura. O abastecimento também, desde que usados os EPIs necessários, oferece riscos bastante reduzidos e no caso de derramamento não ocorre a contaminação do solo. Todo o GNL evaporaria. Os caminhões têm uma autonomia equivalente aos caminhões a diesel com tanque cheio e são muito mais econômicos que os veículos tradicionais”, disse o CEO.

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