Vendas de carros zero-quilômetro têm alta de 28%
Após resultados negativos nos primeiros quatro meses do ano, enfim, o mercado de veículos leves novos apresentou uma reação em maio. No mês passado, foram emplacados 174.814 automóveis e comerciais leves no país. Em relação a abril (136.240) deste ano, foram comercializados cerca de 40 mil modelos a mais – uma alta de 28,22%. Esse foi o melhor desempenho do ano para esses segmentos.
Volume emplacado não superou, no entanto, chegou muito perto do registrado no mesmo período do ano passado. Em maio de 2021, foram vendidos 175,3 mil modelos desses segmentos. Uma queda de apenas 0,32% no comparativo interanual. Dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Apesar da reação, no acumulado do ano, a diferença em relação a 2021 segue expressiva. Nos primeiros cinco meses do ano passado foram emplacados 837.053 carros. De janeiro a maio deste ano, 685.663 – volume cerca de 18% menor.
Redução é reflexo da falta de semicondutores para a produção de veículos. Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), pelo menos 14 fábricas suspenderam produção total ou parcialmente ao longo dos primeiros quatro meses por causa da falta de chips.
Foto: Divulgação