Notícias

Fiat Weekend dá adeus à linha de produção

Um dos carros mais longevos no país em atividade dá adeus à linha de produção. A Fiat Weekend, depois de 23 anos ininterruptos, encerrou a produção da emblemática perua. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 27, pela Fiat Chrysler Automotive (FCA). A data marcou a saída da última unidade de linha. O fim da produção encerra uma história de mais de 530 mil unidades vendidas. Mas, apesar de a produção ter acabado, ainda há unidades que podem ser encontradas nas concessionárias.

Primeira Weelend, ainda chamada Palio Weekend, surgiu em 1997

A Weekend surgiu em 1997, ainda chamada Palio Weekend, uma vez que era a versão perua do Palio. Ela dividia basicamente tudo da plataforma do Palio, com ligeiras mudanças, como suspensão traseira com braços arrastados e um entre-eixos 6 centímetros maior. Ela também foi precursora da “moda” dos aventureiros urbanos, quando a versão Adventure foi lançada em 1999. Tamanho o sucesso feito, ela permaneceu na linha Weekend até o final da vida. Vale lembrar que a perua teve três reestilizações (que acompanharam as “gerações” do Palio), em 2001, 2008 e 2012.

Segunda reestilização ganhou estilo assinado por Giorgetto Giugiaro

Ao longo desse tempo, a perua da Fiat recebeu algumas implementações técnicas, como sistema Locker de bloqueio de diferencial mecânico (mesmo que tenha só tração dianteira), além da opção de câmbio automatizado Dualogic. A oferta de motores, nesses anos, abrangeu uma lista grande: 1.0 16V, 1.3 8V, 1.3 16V, 1.4, 1.5, 1.6 16V, 1.8 8V e 1.8 16V. Houve até mesmo uma rara versão elétrica, produzida em parceria com a Itaipu Binacional, com um motor de 20 cv e autonomia de 120 km.

Terceira mudança trocou os faróis afilados por um conjunto óptico mais amplo

As versões que ainda podem ser encontradas em concessionárias são a Attractive e Adventure, por R$ 67.990 e R$ 85.590, respectivamente. A primeira utiliza o motor 1.4 de 86 cv e 12,5 kgfm, enquanto a segunda configuração adota o 1.8 E.torQ de 132 cv e 18,9 kgfm. Em ambos os casos, a transmissão é a manual de 5 marchas.

Última reestilização, apresentada em 2008 e atualizada em 2012, trouxe o estilo com o qual a perua da Fiat se aposentou

Com o fim da Weekend, o movimento “Save The Wagons”, que se popularizou na internet e valoriza a resistência das peruas no mercado em detrimento aos SUVs e Minivans, ficou órfão no segmento de peruas compactas no país, uma vez que a Volkswagen SpaceFox não vem mais da Argentina. Com isso, o consumidor que procura por uma perua só encontrará oferta nas marcas Premium, com modelos como Mercedes Classe C, Audi A4 e Volvo V60.

Com informações do site Motor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *