“Implicações provocadas pelas chuvas”, atrasaram obra sobre a ponte do rio Poxim, diz secretário
A entrega da obra da reforma da ponte Juscelino Kubitschek, situada sobre o rio Poxim, que estava prevista para ser entregue em maio, foi alterada para julho. A informação foi confirmada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
Com 160 m de extensão, a ponte está sendo ampliada em 4m de largura, passando de duas para três faixas de rolamento nos seus dois sentidos, com ciclovia e uma pista para pedestres. Estão sendo investidos na obra, iniciada em junho de 2021, quase R$ 21 milhões.
O Garagem Sergipe questionou a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) sobre o atraso da obra. O órgão explicou que: “A Emurb postergou o prazo de finalização da obra por conta da necessidade de serviços complementares no equipamento, como a remoção de tubulação da Sergás, mudança na rede de energia elétrica, construção de um muro em gabião na lateral de um dos vãos da ponte, além das implicações provocadas pelas chuvas”, explicou o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.
Além da obra, será entregue ainda todo o anel viário. Atualmente, estão sendo construídos os acessos dos canteiros centrais e lateral no sentido Praias, além da construção de um muro em gabião.
“A obra integra o Projeto de Mobilidade Urbana, que requalificou os corredores de transporte Beira Mar, Augusto Franco, Hermes Fontes e Centro/Jardins e contempla a reforma dos terminais de integração; e o Planejamento Estratégico 2021-2024, que objetiva cumprir não apenas o papel social, sustentável, de desenvolvimento, mas de geração de emprego, renda e progresso para Aracaju”, destacou Ferrari.
Nova ponte
Em março, foi anunciado pelo Governo do Estado o projeto para construção de uma ponte que ligará a Avenida Tancredo Neves ao Bairro Coroa do Meio, na capital sobre o rio Poxim. O anúncio foi feito durante a apresentação de um conjunto de ações estratégicas para desenvolvimento econômico e social do estado, o Programa Sergipano de Desenvolvimento Econômico e Social (Desenvolve Sergipe).
Ao Garagem Sergipe, o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, explicou que o projeto pretende melhorar a mobilidade urbana da cidade.
“O propósito da obra é oferecer um novo acesso aos bairros Atalaia, Coroa do Meio e Zona de Expansão, facilitando a chegada à principal zona hoteleira do estado. Além de melhorar a acessibilidade, a obra proporcionará mais conforto e segurança aos turistas que visitam a região. O projeto encontra-se em fase de elaboração do Termo de Referência necessário para a licitação”, explicou o secretário, Luiz Roberto.
Na última semana, foi aprovado por maioria na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 208/2023, autorizando o Poder Executivo a contratar uma operação de crédito de até 300 milhões de reais junto ao Banco do Brasil, para a execução de obras de infraestrutura e mobilidade urbana, incluindo a nova ponte sobre o rio Poxim.
“A previsão de conclusão é de dois anos, após a ordem de serviço. O investimento na obra está em torno de R$ 280 milhões. Além da ponte, será constituído um elevado na avenida Beira Mar, com viário de acesso”, finalizou Luiz Roberto.