Notícias

Jepp Renegade e Compass híbridos virão para o Brasil

Imagine você pegar um Jeep Renegade (que nas próximas semanas terá o teste publicado aqui no Garagem SE), e conseguir fazer até mais de 50 km/l com um motor a gasolina. Soa meio absurdo, mas não é. E essa é a proposta que a Fiat Chryler Automotive (FCA) quer trazer para o Brasil com Renegade – e também Compass – com motorização híbrida ( na versão chamada 4xe), que permitirá alcançar esse número. Além da vantagem de ter o motor híbrido, os motores também serão mais modernos e potentes, sendo os novos 1.3 turbo.

Dupla eletrificada deve aparecer no segundo semestre, com o Renegade chegando primeiro

A informação foi confirmada ao site Motor1 por Antonio Filosa, presidente da FCA Latam direto da CES 2020, feira de tecnologia realizada em Las Vegas (EUA). Ambos serão híbridos do tipo plug-in, ou seja, poderão ser carregados na tomada se necessário. A previsão inicial, inclusive, é de que ambos venham importados da Itália. Na Europa ambos já estão em pré-venda desde o fim de janeiro, como mostra a foto que abre esta matéria

Os dois usam tecnologia híbrida do tipo plug-in, que permite recarregar o motor elétrico em tomadas

O motor 1.3 turbo é razoavelmente conhecido do mercado brasileiro, sendo uma derivação do atual 1.3 Firefly que equipa boa parte dos Fiat nacionais, e será responsável pelo eixo dianteiro. Já as rodas de trás serão tracionadas por um motor elétrico de 60 cv, montado no subchassi das versões de tração integral dos dois modelos. A potência combinada será de 240 cv, com um 0-100 km/h para lá de interessante, na casa dos 7 segundos. A autonomia em modo totalmente elétrico chega a 50 km, e o consumo do Renegade elétrico divulgado pela FCA é de até 52 km/l. No Compass com o mesmo conjunto, o consumo é de até 47,6 km/l.

Compass usará o mesmo sistema, sendo quase tão econômico quanto o irmão menor

Além do chassi, outras alterações foram necessárias. O tanque do Renegade diminuiu de 48 para 39 litros, e o porta-malas ficou ligeiramente menor. Segundo o site apurou, as vendas do Renegade devem começar no segundo semestre deste ano, enquanto o Compass deverá ser atração da Jeep no Salão do Automóvel, sendo fabricado posteriormente. Ambos devem vir somente a gasolina, e a fabricação deles pode se nacionalizar depois que os motores Firefly 1.3 turbo passarem a ser feitos na planta de Betim (MG), com o conjunto elétrico sendo importado, havendo também chances do motor se tornar flex. O site também apurou com Breno Kamei, diretor de desenvolvimento de produto da empresa, que ambos os veículos virão com preços competitivos. Não foram comentados valores exatos, apenas que eles deverão ficar abaixo dos R$ 200 mil. A efeito de comparação, o Toyota RAV4 híbrido, que seria um rival para o Compass 4xe, custa R$ 195.500 na versão mais cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *