MOBILIDADENotícias

Corredores de ônibus: período de adaptação será encerrado no próximo sábado, dia 30

Os corredores de mobilidade Hermes Fontes, Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco foram construídos pela Prefeitura de Aracaju com o objetivo de priorizar e agilizar o transporte coletivo. É fundamental que os condutores estejam atentos aos horários de funcionamento das faixas exclusivas desses corredores, uma vez que o período de adaptação terminará no próximo sábado, dia 30, após uma extensa campanha educativa realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju.

Na faixa exclusiva do corredor Hermes Fontes, notável por seu projeto diferenciado e abrigos de ônibus em “ilhas”, ônibus, táxis, transporte escolar e veículos oficiais devidamente caracterizados têm permissão para trafegar. No entanto, é importante observar que táxis e transporte escolar não podem realizar embarque e desembarque nesse corredor.

Nos corredores Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco, a SMTT estabeleceu horários padronizados e restringiu a circulação de automóveis pelas faixas exclusivas de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Além dos ônibus, táxis, transporte escolar e veículos oficiais caracterizados também têm permissão para utilizar essas faixas.

Renato Telles, Superintendente da SMTT, ressalta a importância de respeitar as faixas exclusivas, que alcançaram o objetivo de reduzir o tempo de deslocamento dos coletivos. Ele afirma: “Dados da SMTT mostram que há um grande respeito dos condutores às faixas exclusivas e esperamos que, com o fim do período de adaptação, o respeito seja ainda maior. As faixas exclusivas têm resultados super positivos. Com os corredores, o tempo de viagem dos ônibus diminuiu 26%. É um ganho importante para os usuários do sistema”.

Período de adaptação:
Desde a implementação das novas regras de circulação nos corredores, a SMTT tem conduzido uma campanha educativa intensa, enfocando a segurança dos pedestres, o acesso aos abrigos de ônibus e o respeito dos condutores às lombofaixas e às faixas exclusivas. O período de adaptação se encerrará no próximo sábado, 30, após aproximadamente 60 dias de fase de adaptação. O superintendente Renato Telles declara: “Exploramos os meios de comunicação, divulgando as novas regras dos corredores, estipulamos um período de adaptação que, inclusive, foi estendido, e conduzimos uma ampla campanha educativa, conscientizando os envolvidos no trânsito. No entanto, este período se encerrará no dia 30 deste mês, e aqueles que desrespeitarem as regras de circulação poderão ser autuados”.

 

Foto: SMTTAJU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *