Nissan Kicks conviverá no Brasil com a nova geração
Presente no mercado nacional desde 2016 na mesma geração (com uma reestilização no meio do caminho), o Kicks ganhará uma nova geração em breve como parte do aporte de R$ 2,8 bilhões que a Nissan deve investir na planta de Resende (RJ), que trará mais um novo utilitário esportivo para a linha de montagem. Porém, a novidade não sepultará o modelo atual.
Assim como a Hyundai faz com o Creta e o Creta Action e própria Nissan já fez com Versa e V-Drive, a fabricante japonesa informou em comunicado que o atual Kicks segue em produção, dividindo linha de produção e concessionárias com seu sucessor.
O texto da marca fala que ambos sairão da planta carioca. “”um desses futuros veículos brasileiros será a nova geração do Nissan Kicks, um carro totalmente novo, que vai passar a conviver no mercado com o bem-sucedido modelo atual, aumentando assim o leque de opções oferecido pela marca japonesa aos brasileiros”. Dessa forma, a segunda novidade deve ser alguma atualização para o atual Kicks, de forma a mantê-lo relevante no mercado apesar de que será uma geração anterior a partir de 2025.
E o novo Kicks?
A o novo ciclo de investimentos da marca no país, que inclui a nova geração do SUV compacto é tratado com empolgação pela marca, a ponto do presidente da Nissan América do Sul, Gui Rodriguez, dizer que “vai marcar um antes e depois para a Nissan no Brasil”. Quatro novos fornecedores estarão dentro do parque industrial da empresa em Resende (RJ) e a produção será ampliada para que o complexo sirva como polo de exportação para toda a América Latina. A marca fala ainda em aumentar a participação de mercado para 7% até 2026, já estando o novo Kicks (que chega em 2025) nesses planos.
Sobre a novidade, não há tantos detalhes. Ele já foi flagrado em testes algumas vezes tanto no Brasil quanto no exterior, e há mídias estrangeiras que apontam que o novo Kicks deve ter um visual inspirado no conceito do novo Pathfinder apresentado na China, com uma grade mais larga e faróis finos que se misturam com a entrada de ar. Na Ásia a aposta é que ele traga um m novo sistema híbrido e-Power capaz de fazer até 30 km/litro. Embora a motorização tenha sido testada diversas vezes no Brasil, ela ainda não tem data para chegar ao modelo nacional – a tecnologia fará sua estreia no país com o X-Trail. A expectativa é que, por questões de custos, essa versão não venha para o Brasil.
Mas isso não quer dizer que não haverá novidades na motorização. O novo Kicks deve receber uma evolução da família HR usada atualmente, linha esta que já foi atualizada diversas vezes, inclusive dando origem ao TCe usado pela Renault e que fará sua estreia no Brasil no Kardian no ano que vem. O propulsor, se for o mesmo atualmente usado no Kardian, deve ter 125 cv e 22,4 kgfm, o que será uma boa evolução sobre os 116 cv e 15,5 kgfm do 1.6 que equipa o Kicks atual.