Novo Nissan Kicks é apresentado nos EUA e dá as caras no Brasil em 2025
Falamos dele esta semana aqui no Garagem Sergipe e não é que ele finalmente apareceu renovado? A nova geração do Nissan Kicks enfim deu as caras. Como era de se esperar, o SUV compacto nascido no Brasil ganhou destaque aqui, foi parar em outros mercados e, pasme, foi revelado antes mesmo da apresentação oficial na semana que vem no Salão de Nova York. Por aqui ele virá em 2025, já com um inédito motor turbo.
Também como falamos na reportagem apresentada esta semana, as linhas da nova geração bebem muito da fonte do conceito da Pathfinder apresentado na China ano passado. Ou seja, há uma grade retangular bem larga e um pouco mais fina, com a iluminação diurna em LEDs integrada nas bordas – algo como o que a Hyundai fez com o Tucson. Os faróis ficarão acima da grade, junto da linha do capô, que ficou mais alto.
As linhas gerais deixaram o Kicks com aspecto mais robusto e parrudo, algo destacado pela própria Nissan. Na traseira há um estilo totalmente próprio, diferente de qualquer Nissan, havendo apenas uma ligação com o Nissan Z pela barra horizontal preta, que termina nas lanternas de LED viradas para baixo.
Interior novo
Por dentro, há agora um painel de instrumentos completamente digital e combinado à tela da central multimídia. É impossível não lembrar do MBUX da Mercedes-Benz, pois são bem semelhantes. A versão de entrada terá displays de 7 polegadas, enquanto as configurações mais caras terão telas de 12,3 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
As linhas do painel agora são bem mais retas, e o aspecto geral é mais limpo, sem tantos vincos. O volante tem base achatada e novos controles, No mercado norte-americano o SUV receberá um pacote mais farto de equipamentos, composto por ar-condicionado digital com controles por toque na versão topo de linha. Virá de série com o pacote Safety Shield 360, composto por monitor de ponto cego, alerta de saída de faixa, frenagem automática de emergência dianteira e traseira com detecção de pedestres, e assistente de farol alto. A maior parte da linha terá controle de cruzeiro adaptativo, enquanto a versão topo de linha SR contará com o ProPILOT Assist, um modo semi-autônomo que mantém o veículo na faixa de rodagem. Na versão mais completa haverá ainda câmera 360º.
As dimensões gerais também cresceram, com o comprimento crescendo 5,6 cm (4,36 m no total) por conta do aumento do entre-eixos, que cresceu 3,6 cm (agora com 2,62 m e 2,66m na versão com tração integral). Largura (+ 4 cm) e altura (+ 2 cm) também aumentaram, indo apra 1,80 m e 1,63 m. De acordo com a Nissan, o espaço para ombros cresceu 4,3 centímetros, enquanto a área para pernas nos bancos traseiros aumentou 2,2 cm e 3,8 cm para ombros. O porta-malas tem 849 litros de capacidade, porém é pela medida feita nos EUA, que vai até o teto.
Coração mais pulsante
O motor do Kicks 2025 também mudou. Sai o 1.6 aspirado de de 127 cv e 16 kgfm (113 cv e 15,2 kgfm na versão brasileira), dando lugar a um 2.0 aspirado de quatro cilindros, que gera 143 cv a 6.000 rpm e 19,3 kgfm a 4.000 rpm. A única opção de transmissão será a automática do tipo CVT. Como dito mais acima, haverá opção de tração integral, algo inédito para um SUV compacto, bem como a suspensão traseira, que passa a ser multilink. Além disso, os freios são a disco nas quatro rodas em todas versões (ventilados na dianteira, sólidos atrás).
A estreia oficial do Kicks será na semana que vem, durante o Salão de Nova York. Iniciará as vendas nos EUA e no Canadá no início do 2º semestre deste ano, quando os preços serão revelados. Por aqui, só aparece ano que bem, quando será produzido na planta carioca de Resende, com um inédito motor turbo. Como antecipamos, a novidade conviverá com a geração atual, que se tornará opção de entrada.