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Fábrica de Jacareí (SP) tem reabertura programada por Caoa e Omoda/Jaecoo

As operações da chinesa Omoda/Jaecoo (OJ), divisão da Chery, ganharam uma nova página recentemente. A planta de Jacareí (SP) que estava parada desde 2022, está perto de voltar a funcionar para produzir carros das novas marcas. As empresas (junto do grupo Caoa) estão alinhando os últimos detalhes.

Planta paulista foi a primeira da Chery fora da China

A negociação está andando bem, segundo diz Alex Wang, diretor da Omoda/Jaecoo para o Brasil. O executivo ainda não deu detalhes se a fábrica retornará para a Chery, ou se será operada em um regime semelhante ao de Anápolis (GO) no novo acordo com a Hyundai, montando carros sob encomenda. Porém já é certo que o acordo está perto de ser finalizado e o complexo fará carros das marcas.

A planta paulista tem inclusive apelo emocional para a marca, por ter sido  primeira linha de montagem da fabricante chinesa fora da China.

Operação 

Executivos da OJ dizem que a operação pode começar com CKD, com o carro sendo importado da China em um kit, fazendo somente a montagem no Brasil, usando alguns componentes nacionais. Mas não descartada a possibilidade de uma produção de fato no futuro, ainda que num primeiro momento o objetivo seja finalizar a negociação.

Omoda 5 é um dos possíveis novos carros a saírem da fábrica

A fábrica foi inaugurada em 2014, passando a ser parte da   joint venture entre Caoa e Chery em 2017, quando a Caoa adquiriu 50% da operação (anos depois, a empresa brasileira comprou mais 1% para ter o controle). Em maio de 2022 ela foi fechada, num movimento que surpreendeu muita gente,, já que o Tiggo 3X era produzido lá apenas um ano antes. A promessa à época foi de a Caoa modernizar a fábrica para produzir elétricos e híbridos a partir de 2025. De lá para cá não houve novidades, sendo a primeira desde então essa da OJ.

O plano das marcas é produzir os carros de maior volume no Brasil e, na linha atual, isso significaria montar o Omoda 5, que será o modelo mais barato da empresa durante o primeiro ano após o lançamento em agosto. Um veículo menor, chamado Omoda 3, está em desenvolvimento mas só deve fazer sua estreia global em 2025.

“Plano B”

Apesar de a negociação estar quase finalizada, isso significa que não está 100% sacramentada. E por isso mesmo, caso seja necessário um “plano B”, a OJ já pensa nele. Uma planta no Nordeste seria uma possibilidade, mas mas a reforma tributária acabará impedindo que novas fabricantes recebam os mesmos benefícios hoje concedidos para a Stellantis e para a BYD. A Omoda/Jaecoo se reuniu com representantes de outros estados para discutir sobre uma fábrica local. Mas, por enquanto, o nome de Jacareí é o que segue mais forte, inclusive pela ligação afetiva.

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