Vendas de veículos no país aumentam 16,3% no primeiro semestre
Número de emplacamentos registrados no acumulado do ano foi o melhor para o período desde 2014
Levantamento apresentado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta quarta, 3 , aponta que o mês de junho se encerrou com resultados positivos para o mercado de veículos no país.
A soma de emplacamentos em todos os segmentos (automóveis, comerciais leves, motocicletas, ônibus e caminhões) chegou a 400.152 unidades no mês. Número representa alta de 6,27% em relação a maio.
“Foi um resultado consistente, já que tanto volume total como a média diária de vendas cresceram. À exceção dos comerciais leves, todos os segmentos tiveram alta na comparação com o mês anterior. O crédito tem tido um papel importante neste resultado”, afirma Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.
No acumulado do ano, – de janeiro a junho – acréscimo foi ainda mais expressivo. Enquanto no primeiro semestre do ano passado foram computados 1.881.263 emplacamentos, no mesmo período deste ano número atingiu 2.187.886 – melhor resultado para o período desde 2014 e aumento de 16,3% ante 2023, segundo a Fenabrave.
O bom desempenho dos segmentos no primeiro semestre fez a entidade revisar suas projeções para 2024. Segundo a Fenabrave, o setor como um todo deverá crescer 16,7% este ano. Em janeiro, foi estimado um crescimento de 13,5%.
Além da oferta de crédito mais abundante, a Fenabrave atribui os bons resultados deste ano à melhora do índice de confiança por parte dos consumidores e empresários na economia do país.
Já o Programa Mover, cuja lei foi sancionada pelo Presidente Lula no dia 27 de junho, alimenta o otimismo da Fenabrave para os próximos anos. Entidade afirma que o programa deverá impulsionar os lançamentos de veículos e novas tecnologias no País, o que promete estimular as vendas. As montadoras inscritas no Programa já anunciaram investimentos em torno de R$130 bilhões até 2032.
Foto: Arthur Soares