Honda Biz chega à linha 2025 com novidades; preços partem de R$ 12.000
A Honda Biz chegou à linha 2025 com alterações de fato e de direito, não se limitando apenas às opções de pintura como vinha ocorrendo desde 2018. A linha que chega às concessionárias este mês traz duas versões, ES e EX (ambas de 125 cc), além de descontinuar a Biz 110i. A ES é a versão de entrada, com freio a tambor e rodando somente na gasolina, enquanto a EX é flex e tem freio a disco.
Nos preços, a ES parte de 12.000, nas cores branca, preta e vermelha, enquanto que a EX parte de R$ 14.970, nas cores azul metálica, branca perolizada ou vermelha. Em ambos os casos, a garantia é sempre de três anos. Os valores, não incluem frete e outras despesas cobradas no valor final.
Mudanças
Se no visual, num primeiro momento, não parece que a motoneta não mudou tanto, as aparências engana. Ambas as versões agora possuem painel de instrumentos digital, incluindo relógio, marcador de combustível, indicador de consumo instantâneo e indicador de marcha. A versão EX flex ainda tem uma luz que indica que a temperatura está muito baixa para a partida a frio apenas com etanol, sugerindo que se acrescente gasolina.
O motor também é outro, sendo o mesmo visto na Pop 110i, porém com diâmetro e curto aumentados. O propulsor possui 123,9 cm3 e entrega agora 9,53 cv de potência a 7.500 rpm e 1,03 kgfm de torque a 6.000 rpm e, segundo a Honda, teve melhorias significaticas nas emissões de poluentes. O câmio continua com 4 marchas e embreagem automática, com velocidade máxima de 95,8 km/h (ES) e 97,3 km/h (EX). O consuo médio declarado é de 62,8 km/l, com autonomia máxima de 314 km.
Se veio um novo motor, o chassi também mudou, A seção central, que era tubular, passa a usar tubo de seção quadrada para melhorar a resistência. Além disso, a Biz 2025 recebeu uma alteração bem grande de usabilidade: a moto não tem mais pedal de freio para acionar o traseiro.
Isso significa que as frenagens agora são feitas por manetes no guidão, sendo o direito para a dianteira e o esquerdo para a traseira. A Honda explica que a mudança foi um pedido do próprio público comprador da moto, o que facilita o uso de calçados com salto. A posição para a chave de ignição também foi alterada, agregando a abertura do assento, que pode ser feita com uma mão só.
Ciclística se mantém
A parte de ciclística da motoneta não foi alterada. A suspensão, por outro lado, foi recalibrada na dianteira, que tem garfo telescópico com tubos de 26 mm e 100 mm de curso. Na traseira, o braço oscilante tem dois conjuntos mola-amortecedor e permitem 86 mm de curso.
A versão EX traz rodas de liga leve enquanto a ES tem rodas raiadas. Em ambas o pneu traseiro tem medida 80/100-14. Já na dianteira houve mudanças na dimensão, que passou de 60/100-17 para a 70/90-17. Na EX, os pneus são sem câmara, enquanto que na ES as medidas são de 60/100-17 à frente e 80/100-14 atrás, com pneus do tipo com câmara. Em ambas os pneus são Michelin Pilot Street 2.