Novo Nissan Kicks nacional compartilhará motor com Renault Kardian
O novo Nissan Kicks nacional se aproxima cada vez mais das lojas, dados os frequentes flagras que as publicações especializadas têm feito do SUV compacto. Fruto do investimento de R$ 2,8 bilhões na unidade de Resende (RJ), a tendência é que o lançamento ocorra em meados de maio, quando a produção terá início.
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Isso, no entanto, não encerrará a produção da atual geração do Kicks, que, a exemplo do que aconteceu com o Versa, conviverá com o sucessor. Para isso, o atual receberá um novo facelift e um novo nome, de Kicks Play.
Coração conhecido
Mas das novidades, talvez a mais representativa esteja no cofre do motor, uma vez que o propulsor será inédito, sendo o 1.0 turbo de três cilidnros e injeção direta, desenvolvido pela Horse que está no Renault Kardian. A informação inclusive consta no site da fabricante de motores e foi confirmada à publicação Autoesporte.
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O código de projeto do motor será HR10DDT, que na Renault é chamado de 1.0 TCe. A origem do motor, no entanto, ainda não é certa, ficando a dúvida se a produção será em São José dos Pinhais (PR) ou se será migrada para Resende (RJ), na fábrica da Nissan. “O esquema industrial ainda está em negociação. Posso dizer que o projeto está sendo desenvolvido para a Nissan com a tecnologia Horse. Onde será produzido, ainda não está definido.”
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A tendência é que a Horse produza os motores no paraná e os envie para Resende, onde a Nissan fará a montagem final. À época do anúncio do investimento, a Nissan informou que parte do valor seria destinado a a “montar um motor turbo”. Agora, com maior clareza das informações, parece que o termo “montar” não foi usado por uma mera questão linguística.
Mesma potencia?
Ainda não se sabe, no entanto, quais serão os números de potência e torque que o HR10DDT terá, uma vez que, originalmente, o motor rende rende 110 cv e 20,4 kgfm de torque com gasolina. No Kardian, com a adoção da tecnologia flex e engenharia nacional, houve um salto para 120 cv e e 20,4 kgfm com gasolina, e 125 cv e 22,4 kgfm com etanol.
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A probabilidade é de que a Nissan realize algum ajuste para que, no Kicks, o motor tenha a identidade da marca japonesa. Logo, deverá vir um novo nome comercial e dados diferentes de potência e torque. Um motivo para isso é que a caixa de câmbio deve ser diferente da de dupla embreagem que o Kardian usa, uma vez que a Nissan é pródiga no câmbio CVT, o que também se especula de ser adotado uma vez que toda a linha usa esse tipo de transmissão com exceção da picape Frontier.