Novo motor da Rampage equipará Toro, Jeep Commander e utilitários da Stellantis
Depois de estrear na linha 2025 da Rampage, o motor turbodiesel Multijet II chegará a outros modelos do conglomerado Stellantis. Na picape ele rende 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, porém nos outros modelos os números podem variar.
O propulsor deve ser usado em todos modelos diesel das marcas integrantes do grupo, substituindo o 2.0 Multijet, que tem 170 cv e está saindo de linha para atender aos parâmetros de emissões do Proconve L8.
De todos os modelos, o mais próximo de receber o motor é a Toro, que deve tê-lo já na linha 2025. Segundo o site Autos Segredos, ela já virá com o Multijet II nas versões Volcano e Ranch, com os mesmos números de potência e torque vistos na Rampage.
As vans do grupo também receberão o mesmo motor. Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo recebem o novo propulsor já em fevereiro, mas com números mais modestos: 150 cv e 35 kgfm. Ainda assim será uma injeçao de ânimo frente ao antigo 1.5 de 120 cv que os utilitários usavam. Com o novo motor, a aceleração de 0 a 100 km/h de Jumpy, Expert e Scudo cairá de 14,3 segundos para 13,1 s. A velocidade máxima sobe dos 157 km/h para os 179 km/h. O consumo de combustível também deve melhorar.
Demais marcas
Na linha Jeep quem receberá o Multijet II será o Commander, que terá o motor ainda no primeiro semestre deste ano. E, como ele compartilha plataforma com Rampage e Toro, terá sob o cofre a versão mais forte, de 200 cv. O Compass, no entanto, deve deixar de ter o motor e ficar com o 2.0 Hurricane a gasolina para todas as versões 4×4, porém numa inédita versão flex.
Completando a linha, a Fiat Titano também deverá receber o propulsor. Ela, porém, deve ser o último modelo a receber, uma vez que a mudança depende da troca de produção do Uruguai para a Argentina, o que deve ocorrer somente no segundo semestre.