Número de acidentes envolvendo motociclistas aumenta 15% em Aracaju

3 Min Leitura

Neste ano, os números de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores aumentaram em Aracaju. Dados divulgados pela SMTT apontam que, entre 1º de janeiro e 24 de julho de 2025, a quantidade de sinistros envolvendo motociclistas cresceu de forma expressiva em relação ao mesmo período de 2024. O total de ocorrências registradas pelo órgão passou de 882, no ano passado, para 1.015 neste ano, o que representa uma alta de 15,08%.

O levantamento da SMTT revela que houve aumento em todas as categorias analisadas. Os sinistros sem vítimas cresceram de 268 para 298, uma elevação de 11,19%. Os acidentes com vítimas não fatais subiram de 599 para 698, um crescimento de 16,53%. As ocorrências com vítimas fatais, que passaram de 15 para 19, assinalaram um aumento de 26,67%.

Divulgação dos dados pela SMTT ocorre às vésperas do Dia do Motociclista, celebrado neste domingo, 27 de julho, como forma de alerta e reflexão sobre a realidade enfrentada nas ruas.

De acordo com o Diretor de Trânsito da SMTT, Julio César Zambon, atualmente a maior quantidade de óbitos no trânsito em Aracaju é de motociclistas. Ele explica que esse aumento dos acidentes têm uma relação direta com a imprudência, e que diversos fatores de risco impactam na segurança viária, como excesso de velocidade, avanço de sinal, distrações como o uso do celular e a baixa utilização de equipamentos de proteção. “A recomendação é que os motociclistas respeitem os limites de velocidade, mantenham distância segura de outros veículos e evitem manobras arriscadas, além de garantir que os equipamentos de segurança estejam em perfeitas condições”, afirmou.
Zambon destaca que nos últimos anos houve um aumento significativo de venda de motocicletas, e que o aumento na circulação desses veículos tem resultado também no aumento de motociclistas vítimas de trânsito.

Para minimizar esses índices, a SMTT informa que tem investido em iniciativas voltadas à prevenção e à educação no trânsito, com ações de conscientização direcionadas especialmente aos motociclistas. “Para reforçar a conscientização dos condutores de motocicletas, a SMTT de Aracaju tem desenvolvido diversas iniciativas educativas. Além de ter feito melhorias em diversas áreas no trânsito, temos intensificado as fiscalizações com nossas equipes operacionais. Também temos atuado constantemente com a educação para o trânsito com a equipe de teatro nas ruas, escolas e empresas”, declarou.

Foto: SMTT

Compartilhe este artigo