Rodízio de pneus é realmente necessário?
A menos que você nunca utilize seu carro, o desgaste do pneu é natural. No entanto, quando ele é excessivo, seu veículo encontra resistência para se manter firme no chão, o que aumenta o risco de derrapagens.
Nesse sentido, diversos especialistas em carros, e até mesmo montadoras de veículos, afirmam que o rodízio pode aumentar a vida útil do pneu consideravelmente.
Por outro lado, há quem defenda que a medida, na verdade, não faz diferença alguma no que se refere à conservação do pneu.
A verdade, provavelmente, é que realizar rodízio de pneus tem prós e contras.
Bom, uma vez que fazer rodízio de pneus não é uma obrigação trazida pela legislação de trânsito, você é quem decide se é ou não uma boa ideia fazê-lo.
De qualquer modo, conhecer a opinião de especialistas no assunto pode ajudá-lo a decidir o que fazer, caso você esteja em dúvida.
Vantagens
Para a fabricante Bridgestone, não fazer rodízio de pneus pode gerar problemas.
A maior fabricante de pneus do mundo reforça que, normalmente, os pneus dianteiros sofrem desgaste antes dos traseiros, por conta do maior esforço causado pela direção e tração do veículo. Assim, o desgaste acontece desigualmente entre pneus do mesmo eixo.
Em decorrência disso, o desempenho do carro muito provavelmente será afetado. Nesse sentido, o rodízio aumenta a durabilidade dos pneus – porque torna o desgaste natural mais uniforme – e, consequentemente, a segurança do veículo.
Desvantagens
Como eu disse, nem todo mundo recomenda a prática de trocar a posição dos pneus do veículo.
As marcas Renault e BMW fazem parte do time de fabricantes de veículos contrárias ao rodízio de pneus.
Nesta reportagem da revista Quatro Rodas, a BMW argumenta que, devido à diferença existente entre os pneus dianteiros e traseiros dos veículos por ela produzidos, o procedimento de troca não surtirá o efeito desejado.
A Renault, por sua vez, considera que é mais vantajoso – e seguro – substituir os pneus quando comprometidos. No entanto, ela também recomenda uma espécie de rodízio, ao indicar que os pneus traseiros sejam colocados na parte dianteira, e os novos sejam colocados na parte traseira.