Notícias

Rodízio de pneus é realmente necessário?

A menos que você nunca utilize seu carro, o desgaste do pneu é natural. No entanto, quando ele é excessivo, seu veículo encontra resistência para se manter firme no chão, o que aumenta o risco de derrapagens.

Nesse sentido, diversos especialistas em carros, e até mesmo montadoras de veículos, afirmam que o rodízio pode aumentar a vida útil do pneu consideravelmente.

Por outro lado, há quem defenda que a medida, na verdade, não faz diferença alguma no que se refere à conservação do pneu.

A verdade, provavelmente, é que realizar rodízio de pneus tem prós e contras.

Bom, uma vez que fazer rodízio de pneus não é uma obrigação trazida pela legislação de trânsito, você é quem decide se é ou não uma boa ideia fazê-lo.

De qualquer modo, conhecer a opinião de especialistas no assunto pode ajudá-lo a decidir o que fazer, caso você esteja em dúvida.

Vantagens

Para a fabricante Bridgestone, não fazer rodízio de pneus pode gerar problemas.

A maior fabricante de pneus do mundo reforça que, normalmente, os pneus dianteiros sofrem desgaste antes dos traseiros, por conta do maior esforço causado pela direção e tração do veículo. Assim, o desgaste acontece desigualmente entre pneus do mesmo eixo.

Em decorrência disso, o desempenho do carro muito provavelmente será afetado. Nesse sentido, o rodízio aumenta a durabilidade dos pneus – porque torna o desgaste natural mais uniforme – e, consequentemente, a segurança do veículo.

Desvantagens

Como eu disse, nem todo mundo recomenda a prática de trocar a posição dos pneus do veículo.

As marcas Renault e BMW fazem parte do time de fabricantes de veículos contrárias ao rodízio de pneus.

Nesta reportagem da revista Quatro Rodas, a BMW argumenta que, devido à diferença existente entre os pneus dianteiros e traseiros dos veículos por ela produzidos, o procedimento de troca não surtirá o efeito desejado.

A Renault, por sua vez, considera que é mais vantajoso – e seguro – substituir os pneus quando comprometidos. No entanto, ela também recomenda uma espécie de rodízio, ao indicar que os pneus traseiros sejam colocados na parte dianteira, e os novos sejam colocados na parte traseira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *