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Parceria entre Ford e Volkswagen é firmada, e terá até carro elétrico

Ford e Volkswagen fecharam a nova parceria, da qual ambas já falavam na possibilidade há dois anos. Um ano atrás os detalhes foram acertados e agora, com o processo finalizado, ambas as marcas explicam como funcionará. E, para os que viram a Autolatina entre 1986 e 1995, sim, é uma nova parceria entre as duas marcas, mas diferente do que foi naquele período.

O primeiro fruto da parceria será a nova geração da Ranger e uma van comercial com capacidade de carga de 1 tonelada, feitas pela Ford, que servirão de base para modelos da Volkswagen como a Amarok. Já a marca alemã irá criar uma van menor de uso urbano. As duas também irão trabalhar juntas em veículos elétricos e autônomos.

Para o Brasil, obviamente, os produtos mais importantes serão as novas gerações de Ranger e Amarok, ambas previstas para 2022, só que a Amarok passará a ser feita na África do Sul, enquanto a Ranger ainda não está confirmada para continuar na Argentina. No começo do ano seguinte será a vez das vans comerciais. O modelo menor será baseado no VW Caddy, enquanto o maior virá da substituta da Ford Transit. Por fim, a Ford irá usar a plataforma dedicada MEB para criar um veículo elétrico.

Rivalidade de Ranger e Amarok continuará, mas agora ambas podem ser iguais por baixo da carroceria

No total, cerca de 8 milhões de vans e picapes devem ser produzidas durante os respectivos ciclos de vida dos produtos. Isso não inclui as mais de 600 mil unidades que a Ford espera produzir todos os anos do carro elétrico. Na semana passada, a Volkswagen investiu US$ 2,6 bilhões na Argo AI, empresa da Ford que trabalha no desenvolvimento de sistemas autônomos e que será usado pelas duas marcas na Europa e nos Estados Unidos. Enquanto a joint venture compartilhar produtos e tecnologias, a parceria não envolve compra de ações. Logo, não se engane: ambas fizeram questão de dizer que continuam a ser rivais. Isso significa que a nova Ford Ranger irá competir diretamente com a Volkswagen Amarok, mesmo que a Ford esteja desenvolvendo as duas. De toda forma, isto ajudará muito na economia nos novos projetos.

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