Em 2020, MotoGP terá corridas apenas na Europa
O calendário da MotoGP para a temporada 2020 foi novamente atualizado, com uma nova data para o campeonato e o cancelamento das corridas que estavam sujeitas a confirmação. Agora, o Mundial de Motovelocidade terá corridas apenas na Europa. Os Grandes Prêmios da Argentina, da Malásia e da Tailândia foram canceladas pelos organizadores do campeonato.
Todas as datas que já estavam confirmadas anteriormente foram mantidas, sendo que organizadores apenas confirmaram uma nova prova na Europa, que será realizada dia 22 de novembro em um circuito que ainda será definido. Ela acontece uma semana após o GP de Valência, que encerraria a temporada caso a categoria tivesse suas provas realizadas somente na Europa. A confirmação do circuito que vai receber a nova corrida deste campeonato sairá em 10 de março, segundo comunicado da organização.
A temporada 2020 do Mundial de Motovelocidade começou em março, no Catar, em um final de semana que teve apenas a corrida da Moto2, única categoria que ainda estava no país para os testes. MotoGP e Moto3 realizaram atividades em Losail, mas deixaram o país e retornaram para suas bases e, com isso, não puderam regressar, já que o governo local começou a impor rigorosas medidas no combate a pandemia do coronavírus, que começava a ganhar força no mundo inteiro.
Após a prova da Moto2 no Catar, houve uma longa espera até a volta em Jerez, junto com o início das demais categorias. Além do GP da Espanha, o circuito espanhol também recebeu, no último final de semana, o GP da Andaluzia.
Apesar de canceladas, as provas em Argentina, Malásia e Tailândia voltam ao calendário do Mundial de Motovelocidade em 2021, sendo que o último país teve seu contrato renovado, garantindo corridas no circuito de Buriram ao menos até 2026.