SMTT dá início à programação educativa de outubro
Este ano, de janeiro a setembro, foram registrados na capital 2.114 acidentes de trânsito pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). De acordo com o superintendente do órgão, Renato Telles, a maioria dos acidentes acontece por imprudência, excesso de velocidade e desrespeito às sinalizações. Diante desse cenário, ações de conscientização mostram-se necessárias.
Após paralisação de março a agosto causada pela propagação da Covid-19 na capital, as atividades educativas promovidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT foram retomadas em setembro. E em outubro, a programação teve início nessa terça-feira, 6, na avenida Euclides Figueiredo. O foco da ação foi a travessia segura do pedestre e o respeito às leis e sinalizações de trânsito.
“A redução dos acidentes de trânsito está dentro do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju e a SMTT vem trabalhando diariamente para conscientizar a população sobre a importância das boas práticas no trânsito, mas infelizmente, alguns condutores insistem em desrespeitar as leis e sinalizações, colocando em risco a sua vida e a dos demais. Então, nas ações educativas, pedimos sempre que a população seja mais consciente para termos um trânsito mais seguro para todos”, declara Renato Telles.
De acordo com a SMTT, Devido à pandemia do novo coronavírus, a mensagem de conscientização nessas ações ocorrem de forma diferente: cartazes e megafone substituem o habitual corpo a corpo. Isso para respeitar a recomendação de distanciamento social. A equipe também está indo às ruas com menos pessoas, usando máscaras e com álcool gel à disposição.
Segundo Heloísa Rezende, integrante da CET, mesmo com as medidas de restrição, é possível estabelecer um diálogo proveitoso com a população sobre segurança viária. “Mesmo sem o contato mais próximo ao qual estávamos acostumados, as pessoas se mostram interessadas no que temos a dizer. O importante é levarmos mensagens de conscientização sobre trânsito seguro e a preservação da vida”, disse.
Confira a programação de outubro:
07/10 (quarta-feira)
Local: avenida Tancredo Neves (em frente ao Huse)
Horário: 7h
08/10 (quinta-feira)
Local: avenida Beira Mar (cruzamento com Murilo Dantas)
Horário: 7h
13/10 (terça-feira)
Local: avenida Tancredo Neves (em frente ao Huse)
Horário: 7h
14/10 (quarta-feira)
Local: avenida Tancredo Neves (em frente ao Huse)
Horário: 7h
15/10 (quinta-feira)
Local: avenida Beira Mar (cruzamento com Murilo Dantas)
Horário: 7h
20/10 (terça-feira)
Local: avenida José Carlos Silva (entrada do conjunto Augusto Franco)
Horário: 7h
21/10 (quarta-feira)
Local: avenida Euclides Figueiredo (rotatória do bairro Lamarão)
Horário: 7h
22/10 (quinta-feira)
Local: avenida Beira Mar com Murilo Dantas, às 7h
27/10 (terça-feira)
Local: avenida Euclides Figueiredo (cruzamento com travessa Benjamin Constant)
Horário: 16h
28/10 (quarta-feira)
Local: avenida Tancredo Neves (próximo ao Sesi)
Horário: 6h30
29/10 (quinta-feira)
Local: avenida Beira Mar (cruzamento com Tancredo Neves)
Horário: 7h
Foto: Ascom/SMTT